Notícias

8 de Junho de 2021 às 18:55

Sindicato continua recebendo denúncias sobre lockdown nos bancos

O Decreto Municipal limita o atendimento bancário ao autoatendimento

Desde o início do lockdown o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região tem recebido denúncias de descumprimento, por parte de algumas agências bancárias de Dourados, ao Decreto 400 editado pela Prefeitura Municipal, que “dispõe sobre medidas restritivas para prevenção do contágio do Coronavírus – COVID-19” no município de Dourados.

Vale lembrar, mais uma vez, que o decreto limita o atendimento bancário aos serviços disponíveis nos terminais eletrônicos, assim sendo, não há razão plausível para a presença de bancários no interior das agências a não ser àqueles responsáveis por desempenhar este trabalho.

Ao receber as denúncias a direção do sindicato tem cobrado as autoridades competentes, cumprindo seu papel de representante do conjunto de trabalhadores que foi colocada na linha de frente como prioritários na prestação de serviços à população durante a pandemia, mas que até o momento, lamentavelmente, não recebeu o mesmo tratamento em relação a vacinação, o que a torna vulnerável a possibilidade de contaminação.

Conforme já informado, o sindicato encaminhou as denúncias recebidas ao Comitê Extraordinário de Crise do Coronavirus de Dourados-MS e ao Ministério Público do Estado - 10ª Promotoria de Justiça de Dourados-MS, na terça-feira (01) (clique aqui e veja), com solicitação de fiscalização.

Conforme levantamento feito pela diretoria do sindicato nesta segunda e terça-feira, a maioria das agências bancárias reduziram o número de funcionários no interior das mesmas, ainda que em número maior do que o necessário para atender o que dispõe o decreto municipal.

Novas denúncias

Porém, algumas agências insistem em desrespeitar o decreto e a vida de seus trabalhadores, clientes e a população em geral ao manterem todo o quadro de funcionários dentro das agências e, com isso, aumentar o fluxo de pessoas circulando sem necessidade na cidade e o risco de contaminação dos mesmos, tanto na circulação quanto no contato pessoal entre os próprios bancários nas agências.

Outras denúncias recebidas pela entidade são de que estas agências que tem mantido todo o quadro de funcionários ou a maior parte deles no interior das mesmas, tem feito atendimento seletivo a alguns privilegiados clientes fora do que estabelece o decreto, ou seja, não é atendimento por caixa eletrônico, mas sim na porta giratória da agência, o que além do risco de contaminação é uma afronta ao decreto municipal e, também, um desrespeito aos demais clientes e usuários que por ventura necessitem de atendimento neste período e estão impedidos por força do referido decreto. Há ainda denúncia de que tem bancário sendo convocado para trabalhar em agências de municípios vizinhos, fato que o sindicato ainda está apurando.

Falta de fiscalização tem sobrecarregado agências da região

Outro fator que tem preocupado a direção do sindicato está relacionado a falta de barreiras sanitárias que impeçam a circulação desnecessária de moradores de Dourados a outros municípios, fato que tem colaborado para sobrecarregar as agências bancárias da região, especialmente das cidades mais próximas de Dourados.

Todas as denúncias que chegam ao sindicato estão sendo checadas e encaminhadas as autoridades competentes com pedido de providências. Aproveitamos a oportunidade para divulgar, novamente, o telefone de contato da entidade (99972-4264) para que a categoria, caso necessite, possa entrar em contato com a direitoria, visto que neste período de lockdown os diretores estão trabalhado em home officce. 

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS   



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884