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15 de Agosto de 2011 às 23:59

Queixas contra os bancos sobem 40% no primeiro semestre de 2011

O índice de reclamações contra os serviços prestados pelos bancos aumentou 40% no primeiro semestre deste ano. Foram 4.740 registros, contra 3.382 em 2010. Os dados, do Banco Central, são referentes apenas as empresas com mais de 1 milhão de clientes.
O Santander lidera a lista, com 1.142 queixas no período. Aumento de 239% na comparação com os seis primeiros meses do ano passado. No segundo lugar aparece o Banco do Brasil, com 1.101 reclamações procedentes. Em seguida está o Itaú Unibanco, com 1.042 queixas.
Completam o ranking dos piores bancos, Bradesco, Caixa, HSBC e Banrisul. Para a queixa ser considerada procedente, o BC analisa as normas da entidade e do Conselho Monetário Nacional. Se constatado o descumprimento, a empresa pode ser advertida ou ainda pagar multas.
Entre os principais erros estão: débitos não autorizados, cobrança de tarifas irregulares, encerramentos de contas sem permissão, esclarecimentos incompletos ou incorretos, aberturas de contas com documentação falsa e até problemas com o canal direto para reclamações.



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