Notícias

8 de Outubro de 2021 às 10:41

Pandora Papers: o retrato fiel bolsonarista

No ultraliberalismo neofascista de Bolsonaro é assim. Os ricos podem tudo e o povo é indesejável, passível de exclusão e até eliminação

Apesar da gravidade do caso, não causa surpresa a revelação do escândalo Pandora Papers, de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de empresários que dão sustentação ao governo Bolsonaro e se dizem “patriotas”, mantêm contas secretas em paraísos fiscais e lucram milhões a cada alta do dólar que eles próprios promovem.

É o retrato fiel do ultraliberalismo neofascista posto em prática no Brasil por Temer após o golpe jurídico-parlamentar-midiático de 2016 e agravado com Bolsonaro. A triste realidade brasileira diz tudo. Quase 600 mil mortes na pandemia por negligência do governo, cerca de 15 milhões de desempregados, inflação de dois dígitos, carestia, gás a R$ 100,00, gasolina a R$ 7,00 e dezenas de milhões de pessoas obrigadas a se alimentar com osso e pé de galinha para não morrer de fome.

No ultraliberalismo neofascista de Bolsonaro é assim. Os ricos podem tudo e o povo é indesejável, passível de exclusão e até eliminação. Há pouco tempo, para justificar as seguidas altas do dólar, Guedes disse que tinha acabado a “farra de até empregada doméstica ir para o exterior, em vez de passear pelo Nordeste”, se referindo ao câmbio baixo da época de Lula.

É óbvio que os bolsonaristas não acreditam no Brasil e sabem muito bem dos efeitos nefastos da política econômica ultraliberal, que tanto sofrimento causa ao povo. Afinal, as elites nativas foram formadas para servir à metrópole, entregar a riqueza nacional em troca de vultosas comissões. É só conferir na História.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884