Notícias

12 de Agosto de 2011 às 23:59

Movimento sindical repudia ação da Câmara por não ratificar Convenção 158 da OIT

A tentativa de garantir ao trabalhador condições mínimas de proteção e segurança contra a alta rotatividade, foi impedida na última quarta-feira (10/08), pela Comissão de Trabalho da Câmara Federal. Por 17 votos a 8, a solicitação de ratificar a Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que protege o trabalhador contra a demissão imotivada, foi negada.
Para o movimento sindical, o pedido enviado ao Congresso pelo governo Lula, não significa "estabilidade" compulsória, como alardeiam alguns parlamentares. Somente no ano passado foram cerca de 17 milhões de contratações, em contrapartida, porém 16 milhões de demissões foram realizadas. Além disso, a categoria sindical tem acompanhado as ações da Comissão da Câmara que aprovou recentemente um projeto de lei que amplia a terceirização e precariza ainda mais o trabalho.
Diversas entidades sindicais de todo o país estiveram presentes na sessão, bastante tumultuada. No final da votação, os dirigentes repudiaram o comportamento dos parlamentares e prometeram divulgar posteriormente fotos e nomes daqueles que votaram contra os interesses da classe trabalhadora. Há inclusive uma mobilização para a realização de uma campanha nacional visando esclarecer os trabalhadores das diversas derrotas que a Comissão do Trabalho vem impondo aos trabalhadores. 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884