Notícias

17 de Novembro de 2022 às 08:53

INSS retira bloqueio em caso de negativa por robô

Caso o beneficiário tenha a recusa automática, sem a análise de um servidor, é possível fazer novo pedido antes do antigo prazo

Após determinação do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o INSS retirou o bloqueio de 30 dias para novo requerimento na concessão de benefícios, em caso de negativa pelo robô. Caso o beneficiário tenha a recusa automática, sem a análise de um servidor, é possível fazer novo pedido antes do antigo prazo.

Desde maio, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) usa inteligência artificial na concessão de benefícios para reduzir a fila de pedidos de aposentadoria. Entretanto, a medida fez crescer o número dos segurados com benefício negado, já quem não tem olhar humano para avaliar as solicitações.

Quem pede o benefício deve ter o cuidado com o preenchimento do simulador de tempo na hora do requerimento, para que sejam incluídos todos os períodos, em especial aqueles que não constam no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Somente assim é garantido uma avaliação mais completa do requerimento administrativo.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884