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2 de Dezembro de 2010 às 22:59

Empregados negociam com a Caixa o ponto eletrônico

Na segunda-feira, 29/11, a Comissão de Acompanhamento do Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), uma conquista da campanha salarial, sentou à mesa com a direção da Caixa para discutir o funcionamento da comissão e a pauta para o próximo encontro, a ser realizado no dia 3 de fevereiro próximo, que inclui login único para os empregados, fim do acúmulo de horas negativas no sistema e adequação à Portaria 1.510 do Ministério do Trabalho e Emprego. Implantado em 2001, o ponto eletrônico desde o início apresentou problemas para os empregados. O objetivo era acabar com as fraudes e irregularidades que ocorriam no sistema manual de registro do ponto, mas outros problemas vieram. Como é possível utilizar o login e senha simultaneamente em vários computadores, os gestores podem instruir os empregados a saírem do sistema, encerrando o ponto, e utilizar os dados do gestor para continuar trabalhando. Outro problema é o sistema de banco de horas, não previsto no acordo coletivo com os empregados, que permite o acúmulo de horas negativas. Por isso, os funcionários reivindicam a compensação de até 50% das horas extras realizadas no mês ou o pagamento integral das horas no mês seguinte.



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