Notícias

19 de Fevereiro de 2024 às 17:07

Durante encontro bancários discutem os desafios para levar formação às bases

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) está realizando nesta semana um  Encontro dos Secretários e Secretárias de Formação, do qual o diretor de fornação sindical do Sindicato dos Bancários de Dourados, Laudelino Viera está participando.

No primeiro dia foi feito um balanço das atividades do ano passado, troca de experiências entre os sindicatos e federações e diagnósticos dos desafios para alcançar as bases de sindicalizados e a sociedade. 

“No ano passado realizamos reuniões mensais, online, que foram importantes para dar vida à formação em nossas organizações. Em cada encontro, realizamos análises de conjuntura, o que também foi fundamental. Mas nós sentimos a necessidade de realizar um encontro como este, presencial, no início de 2024, porque a formação demanda um planejamento maior. Quanto mais organizados estivermos, melhor a formação em nível local”, destacou o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon.

Ele lembrou que a formação precisa ser trabalhada para atingir três vertentes: dirigentes, bases e comunidade. “Se por um lado conseguimos realizar muitos encontros como secretárias e secretários de formação, no ano passado, por outro avançamos muito pouco na formação da base e na formação da comunidade”, avaliou. 

Zanon observou ainda que a formação, que precisa ser permanente, não acontece de forma efetiva se não for sistematizada. “Então, este é o objetivo deste encontro, fortalecer-nos para fortalecer nossas ações locais”, completou. 

Em 2023, foram realizados cursos presenciais em sete federações (módulo I), e também cursos de forma digital, que atingiram cerca de 1900 participantes. “Para o próximo período o desafio é a continuidade desse processo, levando o módulo II para as federações e fazer o percurso formativo nas federações onde não foram feitos, além de outros cursos em várias áreas como saúde, economia, atuação legislativa, sempre com a visão dos trabalhadores”, pontuou o secretário de formação da Contraf-CUT. 

Diagnósticos

Na parte da manhã, os secretários e secretárias de cada sindicato e federação se apresentaram e realizaram um balanço das atividades em 2023, com diagnósticos para os desafios que consideram para este ano.

Todos e todas destacaram que o propósito da formação é aumentar a capacidade de articulação da classe trabalhadora. Mas também reconheceram que existe um grande desafio para alcançar os colegas das bases sindicais e, ainda, alcançar a comunidade, para além dos sindicatos.  

Foi destacado também a importância de melhorar o debate para o ramo financeiro como todo, ou seja, falar não apenas para a categoria dos bancários e bancárias. Essa ampliação para todo o ramo financeiro, que passa pela formação, é o que permitirá o fortalecimento da representatividade dos sindicatos para os trabalhadores e, assim, a sustentabilidade do próprio movimento sindical no longo prazo. 

Outros desafios apontados pelos secretários para a formação são: a questão geracional (a falta de jovens no movimento sindical); saber como lidar com as transformações tecnológicas; financiamento das atividades de formação; capacidade de diálogo com a sociedade, sem deixar de resgatar a importância histórica do sindicalismo trabalhista à população e à democracia; e falta de representatividade de mulheres e negros nas secretarias de formação.   

Para despertar consciências

Na parte da tarde, aconteceu a palestra da secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional, Rosane Bertotti, que abordou os princípios da política nacional de formação da entidade e o fortalecimento da rede nacional de formação.

“A formação da CUT é voltada para despertar a consciência de classe e a percepção da importância da unidade para a luta”, destacou Rosane. “E tem como meta atingir todos os ramos e macrossetores da CUT, com o objetivo de articular as dimensões do cotidiano do local de trabalho com as demandas da classe”, completou.

Ela ressaltou o papel fundamental da sistematização, planejamento e metodologia para direcionar as atividades da formação. “Na formação cabe todo mundo, todas as cores, raças e pensamentos políticos. É importante que se tenha divergência no espaço formativo. Então, tem que haver pluralidade. Mas na hora da ação é diferente. Posso ter uma diversidade de pensamentos, mas a formação tem que ter a capacidade de sistematizar essas ideias para uma ação única. Por isso, é necessário pensar numa metodologia, num planejamento para que a formação colabore efetivamente para a ação que precisamos”, destacou”.

Ao mesmo tempo, Rosane Bertotti observou que é necessário pensar além da razão para “alcançar mentes e corações” das pessoas para as quais se quer levar o processo formativo. Por isso, o processo de formação deve considerar também as dimensões política, cultural, histórica e social, “tendo em vista a individualidade de cada um, a integralidade do sujeito trabalhador”. 

O primeiro dia do encontro terminou com um trabalho em grupo, com propostas da Contraf-CUT para o Encontro Nacional de Formação CUT 2024.


O diretor do Sindicato dos Bancários de Dourados, Laudelino Vieira , particpara do Encontro dos secretários e secretárias que segue na terça-feira (20) e quarta-feira (21)  Veja a programação para os próximos dias:

Dia 20 – terça-feira

09h30 – Bárbara Vallejos Vazquez, coordenadora educacional da Escola Dieese. Apresentação sobre a agenda da educação no novo cenário de transições no mercado de trabalho e a importância da formação sindical na construção de alternativas.

11h – Construção de política permanente de formação: A experiência na CUT São Paulo na gestão Arthur Henrique como ex-secretário de formação da CUT-SP e ex-presidente da CUT Nacional.

10h – Almoço.

14h30 – Trabalho em grupo para consolidação de propostas. Tópicos: política nacional de formação da Contraf-CUT; rede nacional de formadores; programa de formação da Contraf-CUT, para dirigentes sindicais, base e comunidade; e cadernos de formação.

18h – Encerramento do segundo dia.

Dia 21 – quarta-feira

09h30 – Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT Nacional. Apresentação sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2024.

– Debate e construção da pauta de reivindicações da formação para as conferências estaduais e regionais da Campanha Nacional dos Bancários 2024.

12h – Encerramento do Encontro.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884