Notícias

17 de Março de 2021 às 00:22

Comando Nacional cobra vacinação e garantia de emprego

O Comando Nacional dos Bancários, em conjunto com outras categorias, definiu no dia 24 um Dia Nacional de Manifestações pela Vacina Já!

Em nova reunião com a Fenaban, nesta terça-feira (16), o Comando Nacional dos Bancários voltou a cobrar medidas para acelerar a vacinação dos trabalhadores em serviços essenciais e o reforço nas ações para coibir a infecção da categoria pela Covid-19. Medidas como a distribuição de máscaras de qualidade e adoção de protocolos rígidos de higienização das agências foram solicitados, além do fim das demissões até o fim da pandemia.

O fim da pressão por metas e a suspensão imediata das visitas aos clientes e o respeito aos decretos do Estado e município que restringem as atividades também foram cobrados. Em resposta, os bancos informaram que têm dificuldades em uniformizar os protocolos, pois cada empresa tem dinâmica diferente. O Comando pede ainda que os bancários denunciem aos sindicatos, caso os bancos insistam nas visitas externas aos clientes neste momento.

A Fenaban nega ainda o alto índice de demissões e usou dados de outras categorias para afirmar que o setor bancário é o que tem o menor turnover do Brasil. O Comando refutou a comparação, uma vez que os outros setores da economia foram fortemente afetados pela pandemia, enquanto os bancos mantiveram os lucros.

A Federação chegou a utilizar o argumento para negar a estabilidade aos bancários. Segundo os bancos, se comparado com a concorrência, como as cooperativas de crédito e fintechs, a categoria estaria sendo privilegiadas pelo Banco Central.

O Comando não aceitou o argumento e reiterou a necessidade de manutenção do emprego neste momento tão difícil que enfrenta o país, o que daria um pouco mais de garantia e tranquilidade para os bancários.

Temos tido reuniões semanais com a Fenaban e exigimos que os bancos cumpram os protocolos sanitários, visando preservar a vida dos trabalhadores. Inaceitável que em meio ao agravamento da pandemia, os bancos continuem cobrando metas abusivas e ameaçando funcionários com demissões e descomissionamentos. Exigimos respeito!

Dia Nacional de Manifestações pela Vacina Já!

O Comando Nacional dos Bancários, em conjunto com outras categorias, definiu no dia 24 um Dia Nacional de Manifestações pela Vacina Já!, visando pressionar o governo Bolsonaro para acelerar a aquisição dos imunizantes e respeitar a ciência.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884