Notícias

1 de Dezembro de 2021 às 09:42

Com revisão do Caged, Brasil perdeu 190 mil vagas de emprego em 2020, ao contrário do que divulgou governo Bolsonaro

Levantamento do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) revisou os números de 2020

Ao contrário do saldo positivo de 76 mil empregados no ano - como divulgou o governo Jair Bolsonaro -, a revisão mostrou que houve a destruição de 190 mil vagas, conforme apontou o perfil do economista Daniel Duque no Twitter.

Mais de 13 milhões estão desempregados no país

A política ultraliberal do governo Bolsonaro faz milhões amargarem o desemprego há anos. O número de pessoas sem trabalho no país atinge a marca de 13,5 milhões, segundo dados da Pnad Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa fechou o terceiro trimestre do ano em 12,6%, uma pequena melhora antes o segundo trimestre (14,2%). A melhora na pandemia e as contratações temporárias para o fim de ano estão associadas a maior oferta de emprego.

No entanto, o rendimento médio real dos trabalhadores diminuiu, chegando a R$ 2.459,00, queda de 4% frente ao último trimestre e de 11,1% sobre o mesmo período de 2020.

A pesquisa indica o crescimento em ocupações com menores rendimentos, além da perda do poder de compra devido ao avanço da inflação. Mesmo com o avanço da vacinação, considerada uma esperança para a retomada da economia, os brasileiros temem a cada dia piora nas condições de vida. Com o fim do auxílio emergencial e do Bolsa Família milhões não têm como sobreviver.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884