Notícias

23 de Novembro de 2020 às 14:13

Câmara pode votar imposto sobre grandes fortunas

Taxar os mais ricos do país é uma luta antiga dos movimentos sociais e parece estar mais perto da realidade. O Projeto de Lei 205/2019A está pronto para ser votado na Câmara Federal. Através do PL, será criado o IGF (Imposto sobre Grandes Fortunas) no âmbito de novo sistema tributário nacional.

Para ser votado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), precisa colocar o assunto em pauta. A taxação das grandes fortunas ajudaria a combater a desigualdade social no país. Se apenas 10% do lucro dos quatro maiores bancos do país fossem taxados, os cofres públicos receberiam mais de R$ 6 bilhões. Montante mais do que suficiente para salvar a vida de quem necessita de suporte da saúde na pandemia de Covid-19. 

Durante a crise sanitária, 42 bilionários brasileiros aumentaram o patrimônio em R$ 170 bilhões, enquanto milhões de pessoas perderam emprego e milhares de negócios quebraram. O valor é superior ao orçamento da saúde pública no Brasil em 2020. A taxação de grandes fortunas poderia solucionar problemas históricos de justiça fiscal no país.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884