Notícias

1 de Janeiro de 2001 às 22:59

2º Congresso Bancário elege nova diretoria da Contraf/CUT

Diretor Presidente do Sindicato de Dourados Joacir Rodrigues esta desde o dia 14/04 em São Paulo participando do 2º Congresso da Contraf/CUT, estância máxima nacional de decisões da Categoria Bancária.

Realizado em clima histórico de decisões, foram discutidas desde questões internas de organização, alterações estatutárias, finanças, políticas sindicais até eleições da nova diretoria da Contraf/CUT.

A nova diretoria da Contraf/CUT, eleita e empossada na noite desta terça-feira, dia 14, teve como candidato a presidente o bancário do Itaú Carlos Cordeiro.

A chapa foi aclamada por unanimidade por todos os presentes no 2º Congresso da confederação.

"Foi um processo difícil, mas a chapa construída representa a unidade da categoria bancária", diz Carlos Cordeiro, novo presidente da Contraf/CUT. "Tenho muito orgulho de ser agora presidente da confederação", afirma.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente da confederação, Cordeiro lembrou de sua trajetória. "Eu sempre faço questão de dizer que tenho origem, na militância da Igreja Católica e no Sindicato dos Bancários de São Paulo. E que tenho lado: somos trabalhadores, pertencemos à classe trabalhadora e vamos lutar nesse momento de ataque aos direitos", afirmou.

O dirigente também avaliou as lutas que estão no horizonte da nova gestão. "Temos muitos desafios importantes pela frente, como o debate de construção do ramo financeiro. Além da luta pelo emprego, que está ameaçado pelas fusões, e não pela crise financeira. Essa é uma violência que os bancos estão praticando contra a sociedade e o trabalhador brasileiro", disse.



"Somos vitoriosos na construção da unificação da categoria"



Em seu último discurso como presidente da Contraf/CUT, Vagner Freitas, lembrou do processo de crescimento que o movimento sindical bancário teve desde o início da década de 1980. Na época, a categoria não possuia piso nacional e as negociações eram feitas em âmbito regional. "Pensando na construção da unidade dos bancários até conquistar a vitória de um mesmo piso para os trabalhadores em todo país", afirmou. "Caminhamos em uma trajetória de liderança política que segue em uma mesma direção de crescimento. Hoje somos a única categoria que possui uma convenção coletiva de trabalho unificada e em vigência para mais de 150 empresas do setor público e privado", disse.

Vagner finalizou seu discurso parabenizando os dirigentes pela maturidade atingida nas centrais sindicais e pelo senso de desprendimento para a construção de uma classe unitária. "O valor mais importante é o da solidariedade da classe trabalhadora, porque ela é feita de homens e mulheres que terão nos próximos três anos o valor de se respeitarem", finaliza.



Fopnte Contraf/CUT

15/04/2009



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884