Banco do Brasil

29 de Agosto de 2020 às 08:49

Unidade da categoria impede corte da PLR no Banco do Brasil

Banco do Brasil, Campanha Nacional

Banco também desistiu de reduzir o ciclo avaliatório da GDP. Comando Nacional dos Bancários recomenda a aprovação da proposta.

Negociações do BB avançam

A mobilização da categoria conseguiu reverter, após as negociações da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil na reunião com o Banco do Brasil, ocorrida nesta sexta-feira (28), as tentativas do Banco do Brasil de cortar pela metade a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) e reduzir o ciclo avaliatório da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). O Comando Nacional dos Bancários recomenda a aprovação da proposta.

“Conseguimos evitar que o banco reduzisse o percentual de distribuição do lucro entre os funcionários e evitar que o banco facilitasse o descomissionamento por desempenho dos funcionários”, avaliou o coordenador da CEBB, João Fukunaga. “Na atual conjuntura, com um governo que discrimina o funcionalismo e busca reduzir seus salários e direitos, é uma grande vitória termos conseguido reverter esses dois pontos”, completou.

“O que o banco e o governo buscavam com a redução do ciclo avaliatório era promover uma grande onda de descomissionamentos e, com isso, a redução dos rendimentos dos trabalhadores. Barrar esse ataque foi uma grande vitória”, ponderou a secretária da Juventude e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes. “Para avaliarmos com maior precisão, é bom juntarmos os avanços obtidos na mesa da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos)”, completou.

Abonos

O Banco do Brasil continua, porém, com a proposta de impedir que os funcionários convertam os dias de folga não utilizados em pecúnia, ou seja, de impedir o recebimento destes dias em dinheiro. Os funcionários também não poderão acumular essas folgas. terão que utilizá-las durante o ano, ou, no limite, utilizá-las nas férias.

O saldo até 31 de agosto poderá ser acumulado e vendido. Para os abonos a partir de 1º de setembro, poderão ser convertidos em espécie até 31/8/2021 e a partir daí não poderão nem ser transformados em pecúnia e nem acumulados.

Intervalo na jornada

Também houve avanço sobre o registro no sistema do intervalo de 15 ou 30 minutos para quem cumpre jornada de seis horas. O intervalo de 15 minutos continuarão da forma como está. O intervalo a partir de 30 minutos deverão ser registrados em ponto eletrônico.

Mesas específicas

O acordo também prevê a instalação de três mesas paritárias de discussões específicas sobre os funcionários de bancos incorporados, mesa de saúde e segurança bancária e mesa de escritório digital e teletrabalho.

Assembleias

Os sindicatos dos bancários realizam assembleias a partir das 18h deste sábado (29) até às 18h de segunda-feira (31) para avaliar as propostas, tanto as específicas do BB quanto as da mesa única com a Fenaban.

Fonte: Contraf-CUT



Diretoria

Carlos Alberto Longo
Presidente
Christian Luiz Pereira
Diretor Regional
Alcindo Machado Franco
Titular
Francisco Martins de Souza
Titular
Marcos Pereira Araújo
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Priscila Forni Donzelli Bonadio Lopes
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884