Banco do Brasil

16 de Janeiro de 2018 às 09:04

Trabalhadores denunciam: PAQ do BB é engodo

O Programa de Adequação de Quadros anunciado pelo Banco do Brasil no dia (5) já está aberto e hoje deve ocorrer a primeira rodada do SACR (Sistema Automático de Concorrência à Remoção), onde os bancários que estão em “excesso” nas unidades poderão se inscrever para concorrer à vagas remanescentes, porém como escriturários.

O problema, segundo o Movimento Sindical, é a falta de clareza nos critérios para identificar quem são os “excessos” nas unidades e o modo como plano está sendo implementado. Pois, ao mesmo tempo que acontece o SACR, o banco promove uma reestruturação com desligamentos incentivados e transferências compulsórias.

Entretanto, os critérios são muito subjetivos, o banco não deixa claro quem está em excesso e o porquê. Os funcionários ficam sem opção, ou escolhem o lugar que querem ficar , mas como escriturários ou tentam concorrer a um cargo comissionado rebaixado, porém em outro local. Ou seja, tem que escolher entre a opção menos pior.

O Sindicato aponta outro problema causado pelo banco: os remanescentes da reestruturação anterior que não conseguiram ser realocados não terão prioridade de escolha, além disso, muitos outros poderão ser afetados e ficar na mesma situação.

Com o fechamento do Cenop no Recife e de outras tantas agências, a preocupação dos trabalhadores é com a sobrecarga de trabalho, a terceirização e o desmonte da instituição. Estima-se que mais de mil trabalhadores estão em excesso e que em sua maioria serão os caixas serão os mais afetados.

Com essas sucessivas reestruturações o banco se distancia da sua função social, empurrando o cliente para fora do banco ao impor o atendimento nos escritórios digitais. O BB está usando a reforma trabalhista para prejudicar seus funcionários, por isso precisamos nos mobilizar em defesa dos nossos empregos e do banco enquanto patrimônio público.

Os bancários preparam um protesto para o dia 19 de janeiro em todo o pais.



Diretoria

Carlos Alberto Longo
Presidente
Christian Luiz Pereira
Diretor Regional
Alcindo Machado Franco
Titular
Francisco Martins de Souza
Titular
Marcos Pereira Araújo
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Priscila Forni Donzelli Bonadio Lopes
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884