Notícias

9 de Julho de 2018 às 10:42

Todos por tudo: 12 de junho tem nova rodada com a Fenaban

Após a primeira rodada de negociação da campanha nacional 2018, realizada no dia 28/6 em que os bancos frustraram a expectativa dos bancários, a categoria espera que nesta quinta-feira 12/7 a Fenaban já tenha um posicionamento sobre a assinatura de um pré-acordo estendendo a validade da Convenção Coletiva (CCT) até que a próxima esteja negociada, de forma a garantir os direitos conquistados pela categoria

A luta pela manutenção dos direitos dos bancários até um novo acordo ser assinado nesta campanha salarial não pode parar. Todas as conquistas, resultado da mobilização dos trabalhadores durante anos, estão em jogo e podem ser perdidas em 1º de setembro. Com o fim do princípio da ultratividade, atribuído à reforma trabalhista imposta por Temer, a garantia de tudo que está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho até a assinatura de um novo acordo foi perdida.

Os empregados precisam correr contra o tempo e se manter mobilizados para que a reivindicação seja atendida o quanto antes. A expectativa do Comando Nacional é que o documento seja assinado pelos bancos na quinta-feira (12/07), além de um calendário de negociações definido. 

Como o pré-acordo não foi assinado na primeira rodada os bancários podem perder tudo. As empresas podem deixar de pagar, por exemplo, vales refeição e alimentação, auxílio-creche, plano de saúde ou contratar com salários abaixo do piso a partir de 31 de agosto, já que a data base da categoria é 1º de setembro.

Por conta do cenário de perdas depois das medidas tomadas pelo governo após o golpe de 2016, a participação massiva dos trabalhadores é fundamental para fortalecer a luta.

A categoria também deve ampliar a pressão nos bancos na quarta-feira (11/07) utilizando as hashtags #TodosPelosDireitos e #AssinaFenaban pelas redes sociais. Participe.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884