Banco Santander

1 de Setembro de 2020 às 16:45

Sindicato indica aprovação de acordos de banco de horas negativo e antecipação da PLR no Santander

Bancários do Santander deverão deliberar sobre os acordos em assembleia virtual nesta quinta-feira 3, das 8h às 20h (Horário de Brasília)

Os trabalhadores do Santander conseguiram negociar junto ao banco dois acordos: um de banco de horas negativo e outro que prevê a antecipação da PLR. Os trabalhadores deverão deliberar sobre ambos os acordos em assembleia virtual que ocorrerá nesta quinta-feira 3, das 8h às 20h (Horário de Brasília), em link a ser divulgado no site da entidade. O Sindicato indica a aprovação dos acordos.

Acordo de banco de horas negativo

O acordo de banco de horas negativo é voltado para os bancários que estão em casa para se resguardar da pandemia de coronavírus, mas que não conseguiram exercer suas funções em regime de home office. O banco de horas negativo desses trabalhadores está se acumulando e o acordo visa respaldá-los.

Veja seus principais pontos:

- Período de acumulação: de 01 de abril de 2020 a 31/12/2020;

- Período de compensação: de 01/01/2021 a 31/12/2021;

- Não terá meta de compensação;

- Está vetado desconto em folha de pagamento das regras acumuladas em virtude da pandemia até 31/12/2021;

- O banco aplicará o percentual redutor de 10% mensal sobre as horas a compensar. Em janeiro de 2021, o banco informará individualmente para o trabalhador quantas horas ele tem a compensar;

- Está vetado o desconto das horas não compensadas em casos de demissão sem justa causa e por aposentadoria;

- Todos os trabalhadores demitidos em agosto que tiveram desconto de horas em sua rescisão terão creditados em suas contas o valor integral dessas horas;

- As horas trabalhadas em finais de semana e feriados não serão compensáveis e sim pagas.

É importante destacar que o Santander permance demitindo trabalhadores em plena pandemia e ainda realizou o desconto das horas devidas nas rescisões desses demitidos em agosto. O Sindicato fortalecerá a luta contra as demissões, bem como permanecerá exigindo que o banco coloque o maior número de pessoas em home office. No entanto, para resolver os problemas imediatos quanto a horas devidas de quem está afastado sem trabalhar, o acordo se faz necessários, e assegura direitos desse grupo de bancários.

Acordo de Antecipação de PLR

O acordo para renovação da CCT dos bancários, aprovado em assembleia virtual de domingo 30 e segunda 31 pela ampla maioria dos trabalhadores, manteve a regra da PLR (a princípio os bancos queriam rebaixar a PLR) e suas datas de pagamento.

O acordo especifico do Santander permite ao banco antecipar o pagamento da regra integral da PLR para 30 de setembro. Portanto, caso aprovado o acordo, o pagamento ocorrerá da seguinte forma: 90% do salário + parcela adicional de R$ 2.457,29, com o teto de R$ 13,182,18.

Se o acordo for aprovado, o Santander creditará, também em 30 de setembro, o PPE correspondente ao primeiro semestre de 2020. O PPE é um bônus pago a apenas algumas áreas do banco que são elegíveis.

Pelo acordo, o Santander efetuará o pagamento até 3 de março de 2021 do PPRS (Programa de Participação nos Resultados Santander) + a diferença nas parcelas adicionais e fixas correspondente ao lucro do segundo semestre.

Lembrando que sobre este pagamento inside IR conforme tabela vigente na legislação atual.

Clique aqui e acesse o Edital de Convocação da Assembleia



Diretoria

Marcos Mota Medalha
Segundo Secretario
Walter Teruo Ogima
Diretor Financeiro
Laudelino Vieira dos Santos
Diretor de Formação Sindical
Emerson Azambuja Peral
Suplentes
Ronaldo da Silva Costa
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884