Notícias

8 de Março de 2019 às 14:07

Sindicato homenageia bancárias no Dia Internacional da Mulher

Para marcar o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), as trabalhadoras do sistema financeiro da região foram homenageadas com a entrega de brindes pelo Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS.

Ao todo são 330 mulheres do total de 820 empregados que formam a categoria. Isto significa 49,07%. “O papel da mulher na sociedade atual é tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher. Muito já foi conquistado, mas muito ainda há para ser mudado”, enaltece a diretora do Sindicato, Ivanilde Fidelis.

O Dia Internacional da Mulher foi proposto pela jornalista e política alemã Clara Zetkin, em 1910, no 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagen. À época, a militante não sugeriu uma data específica. Na década de 70, o dia passou a ser associado de forma equivocada a um incêndio que aconteceu em uma fábrica têxtil de Nova Iorque, em 25 de março de 1911, que vitimou 146 pessoas, das quais 125 eram mulheres. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Este ano, a diretoria do Sindicato distribuiu um brinde às bancárias e um panfleto aos bancários onde mostra um cronograma histórico das principais conquistas das mulheres desde 1827.

“A gente procura diversificar a cada ano os brindes, mas a preocupação sempre é em dar algo que seja útil no dia a dia, ressaltando sempre a mensagem de que devemos manter em pé a luta pela igualdade e o fim da discriminação contra a mulher”, disse Ivanilde Fidelis, diretora do Sindicato.

Ela percorreu as principais agências em Dourados e, segundo Ronaldo Ferreira Ramos, presidente da entidade, o brinde está foi muito bem recebido.

“Todos os anos homenageamos as bancárias como forma de reconhecer e valorizar o papel delas e incentivar a luta contra a desigualdade, bem como o combate a todo tipo de violência a que a mulher tem sido vítima na sociedade”, ressalta.

Além das homenagens o sindicato distribuiu um panfleto relatando as princiapaus conquistas das mulheres.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884