Juridico

8 de Junho de 2016 às 10:08

Sindicato esclarece sobre Ação de revisão do FGTS

Devido a muitas dúvidas que tem surgido no dia-a-dia, o Sindicato dos Bancários de Dourados, informa que a ação coletiva movida pela entidade requerendo a revisão dos cálculos do FGTS foi ajuizada em favor de todos os bancários, sindicalizados ou não, de bancos públicos e privados. O departamento juridico ingressou com o processo em 2014.

Conforme amplamente divulgado, todas as ações que tratam dessa matéria estão suspensas aguardando deliberação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Estima-se que há cerca de 50 mil ações em curso, conforme números da Caixa Econômica Federal. A suspensão tem como objetivo evitar disparidade de decisões sobre o mesmo tema.

Entenda a ação

A lei do FGTS assegura que os depósitos devem ser corrigidos monetariamente. Desde 1991, as contas vinculadas do FGTS vêm sendo corrigidos pela TR (taxa referencial).

Contudo, a aplicação da TR não atinge a finalidade. Há outros índices que refletem a inflação e preservam o valor de compra da moeda, como o INPC, por exemplo.

O Sindicato dos Bancários de Dourados entrou com ação coletiva visando a reparação desse prejuízo em favor de toda a categoria.

Para saber mais, ou tirar dúvidas o bancário ou bancária deve entrar em contato com o departamento jurídico do Sindicato.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884