Banco Santander

8 de Setembro de 2020 às 18:43

Santander confirma mais um caso de Covid-19 em Dourados e reabre agência sem desinfecção

Depois de ter a agência 4521 (João Candido Câmara) fechada na manhã da última sexta-feira (04), com a confirmação de um caso de contaminação entre os funcionários, após resultado de exames realizados no mesmo dia com os demais trabalhadores, mais um caso foi diagnosticado e confirmado pela administração do banco no final da tarde ainda da sexta-feira.

Nos dois casos os funcionários passam bem e cumprem quarentena em casa. O banco garantiu a direção do sindicato que está prestando a assistência necessária, inclusive com acompanhamento psicológico tanto aos infectados pelo coronavírus, quanto aos demais funcionários da referida agência.

Banco tomou providências importantes mas não cumpriu o protocolo como deveria

Embora a administração do banco tenha adotado medidas de prevenção importantes, como o imediato fechamento da agência, a testagem de todos os funcionários e a colocação dos infectados em quarentena, a agência não passou pela devida desinfecção, que chegou a ser anunciada em matéria de site de notícias da capital do Estado.

Para Carlos Longo, Presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, “Embora as medidas adotadas pelo banco estejam de acordo com os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde e pactuados com o movimento sindical, é preocupante a postura do banco em não realizar a desinfecção, que também é fator essencial para a garantia da saúde dos trabalhadores que continuarão trabalhando na agência, assim como para os clientes e usuários daquele local de concentração de pessoas durante o expediente bancário”.

Ainda segundo Longo: “a desinfecção seria ainda mais necessária por conta de que durante o final de semana houve circulação de pessoas em decorrência do trabalho de reforma que está ocorrendo no interior da agencia, o que é mais uma agravante de possibilidade de o vírus ter continuado ativo, mesmo com o feriado prolongado”.

Sindicato cobrou o banco e passou a questão para o Comitê de Crise bipartite do Covid 19

Ao tomar conhecimento na manhã desta terça-feira (08/09) de que a agência abriria normalmente sem que a desinfecção houvesse ocorrida no final de semana o diretor do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Laudelino Vieira, que é funcionário do Santander entrou em contato com a administração da agência que apenas confirmou a informação e disse que estaria cumprindo o protocolo adotado pela direção do banco.

Com a afirmativa, o Presidente do Sindicato, Carlos Longo, ligou imediatamente para a Superintendente Regional MS do Santander, Keila Melo, cobrando para que a agência só voltasse a funcionar com a devida desinfecção, porém a mesma insistiu que o banco estaria cumprindo o protocolo adequado e mesmo com o presidente do sindicato insistindo para a temeridade de tal medida, da apreensão dos funcionários e, do real risco que os trabalhadores, clientes e usuários estão correndo, a representante do banco se manteve irredutível.

Diante deste quadro Carlos Longo contactou o Secretário de Saúdo do Trabalhador da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), Mauro Salles Machado, que é o representante da Entidade junto ao Comitê bipartite de Crise com participação do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos, criado para acompanhar as orientações das autoridades de saúde diante da pandemia gerada pelo novo coronavírus (COVID-19) e tratar das medidas a serem tomadas pelos bancos.

Segundo Longo, “O representante da Contraf foi taxativo ao afirmar que essa postura do banco não condiz com a que foi pactuada com o movimento sindical junto ao comitê de crise, e que o mesmo vai discutir o assunto com a direção nacional do Santander e cobrar que o protocolo seja cumprido na íntegra pelo banco”.

O Sindicato continuará acompanhando o caso e cobrando que as medidas de prevenção sejam adotadas na sua totalidade para amenizar os riscos e dar segurança de saúde e também psicológica aos trabalhadores. Lembramos que os eventuais danos que esta postura da direção do Santander causar a seus funcionários ou terceiros é de responsabilidade exclusiva do banco, que tem plena ciência do que está praticando.  

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região       



Diretoria

Marcos Mota Medalha
Segundo Secretario
Walter Teruo Ogima
Diretor Financeiro
Laudelino Vieira dos Santos
Diretor de Formação Sindical
Emerson Azambuja Peral
Suplentes
Ronaldo da Silva Costa
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884