Notícias

30 de Julho de 2018 às 09:23

Proposta deve sair dia 1ª de agosto quarta-feira

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) disse que vai apresentar uma proposta global para as reivindicações da categoria no dia 1º de agosto, próxima quarta-feira. A mobilização e unidade são fundamentais neste momento. Os trabalhadores devem ficar ligados aos informes do Sindicato e participar de tudo.

Embora tenha afirmado que só apresentaria a proposta na última rodada, nas quatro mesas realizadas até aqui, a Fenaban não demonstrou vontade em atender as demandas. Nem mesmo o pré-acordo para garantir a ultratividade, caso as negociações passem de 31 de agosto, foi assinado. Portanto, os atuais direitos da Convenção Coletiva de Trabalho estão em risco.

Assuntos importantes foram negligenciados, a exemplo da saúde. O Comando Nacional dos Bancários apresentou um relatório detalhado sobre o aumento das doenças na categoria, sobretudo de cunho psicológico. Para se ter idéia, 21,2% dos afastamentos na categoria são decorrentes de transtornos depressivo recorrente, 18% por transtorno de ansiedade, 14,6% devido ao estresse e 17,1% por episódios depressivos. Mas nada amolece as empresas.

O emprego bancário também não está garantido. Os bancos não quiseram assumir o compromisso de manter a contratação por meio formal, ou seja, com carteira assinada, dando indícios de que podem terceirizar. Sobre as demissões sem justa causa, nada de novo. Importante ressaltar que o setor é o mais lucrativo da economia e o que mais desliga. Desde 2012, fechou 57.045 postos de trabalho. 

 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884