Notícias

8 de Maio de 2019 às 14:49

Projeto quer liberar abertura de agências bancárias aos sábados e domingos

Em mais uma ofensiva contra a categoria bancária, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 1043/19, que determina a abertura das agências bancárias aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h. O texto é de autoria do deputado David Soares (DEM-SP).

A proposta é semelhante a contida no PL 9075/17 apresentado à Câmara na legislatura passada, encerrada em janeiro, mas que acabou arquivado. Soares alega que as agências ficam abertas por pouco tempo e no mesmo horário de trabalho da população, que com isso supostamente não conseguem ir ao banco.  

O movimento sindical considera isso mais uma afronta contra a categoria bancária e um desrespeito uma vez que a jornada de trabalho de seis horas e o descanso semanal remunerado aos sábados e domingos é uma conquista da categoria assegurada pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Além das investidas parlamentares, os bancos também tentam implementar a abertura das agências nos finais de semana, como fez o Santander no último sábado, ao abrir 29 agências em todo o País para oferecer orientações financeiras aos clientes e a população, por meio do trabalho 'voluntário' dos próprios funcionários. Não vamos aceitar retirada de direitos. 

O horário de atendimento nas agências bancárias é regulado pelo Banco Central. O horário mínimo de expediente para o público é de cinco horas diárias ininterruptas, com funcionamento obrigatório no período das 12h às 15h, horário de Brasília. Não há atendimento ao público aos sábados, domingos e feriados; na segunda e terça-feira de Carnaval; no dia de Corpus Christi, no dia 2 de novembro e no último dia útil do ano. 

O PL 1043/19 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. 

 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884