Notícias

14 de Junho de 2018 às 10:00

Pauta de negociações dos bancários já está com a Fenaban

Os bancários, representados pela Contraf-CUT e o Comando Nacional dos Bancários entregaram na terça-feira(13) a minuta de reivindicação da categoria à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). A primeira rodada de negociação da Campanha Nacional Unificada 2018 foi marcada para 28 de junho.

Esta é a primeira vez que uma convenção coletiva de trabalho deverá ser renovada depois da conquista de um período de dois anos de vigência. Celebrado em setembro de 2016, o acordo de validade nacional que determina as condições de trabalho e de vida de 485 mil profissionais do setor em todo o país, expira em 31 de agosto.

Na oportunidade, também foram entregues as pautas dos acordos aditivos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Os principais itens da pauta são os seguintes: Reajuste de 5% com aumento real, PLR maior, defesa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para todos, manutenção dos direitos, dos empregos e exigência da negociação coletiva para qualquer alteração na forma de contratação, além do fim do assédio moral e a defesa intransigente dos bancos públicos e da sua função social.

A categoria defende a manutenção dos direitos garantidos na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e reivindica que a Fenaban firme um pré-acordo, para assegurar a manutenção de todas as conquistas da CCT até que um novo acordo seja assinado, garantido, desta forma, a ultratividade. O direito foi extinto com a nova legislação trabalhista.

Outras questões também estão na lista de prioridades, como a defesa das estatais, inclusive os bancos públicos, garantia de emprego e ampliação do quadro de pessoal, melhores condições de trabalho e atenção especial à saúde, com o desenvolvimento de medidas preventivas à doenças. Importante destacar que, neste ano, com a reforma trabalhista, a participação dos bancários será essencial para que a campanha seja vitoriosa. 

 

*Com informações da contraf



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884