Notícias

17 de Agosto de 2020 às 16:18

Nesta terça-feira tem negociação e tuitaço para pressionar a Fenaban

Campanha Nacional

Categoria tem semana decisiva para negociar acordo coletivo. Atual Contrato Coletivo de Trabalho da categoria termina dia 31 de agosto.

Bancários fazem tuitaço às 09h (MS) desta terça-feira (18), participe com a hashtag #NaLutaPorAumentoReal. Participe!

Será nesta terça-feira (18), a partir das 10h (Horário do MS) a nova rodada de negociações entre o Comando Nacional d@s Bancári@s e representantes da Fenaban. Até agora, os bancos não responderam às reivindicações da categoria, entregues no final de julho. Entre as reivindicações apresentadas está a de aumento real nos salários e na PLR, manutenção dos direitos e da mesa única de negociação. Está marcado tuitaço para as 09h (MS) desta terça, uma hora antes do início da reunião. Vamos tuitar juntos #NaLutaPorAumentoReal .

Foram seis rodadas de negociações, nas quais o Comando defendeu as reivindicações. Além de não responderem à pauta da categoria, os representantes da Fenaban sinalizaram com propostas que comprometem direitos já conquistados. Aventaram com a volta do ranqueamento individual das metas e se mostraram resistentes à discussão da PLR. Os bancos estão dispostos aumentarem a rentabilidade ameaçando o emprego bancário.

CLIQUE AQUI E VEJA COMO FOI A RODADA DE NEGOCIAÇÃO DA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA

“Temos que cobrar o aumento real e a PLR pois os bancos economizaram R$ 267 milhões com algumas contas como água, luz, vigilantes etc, com o teletrabalho. Só a despesa com pessoal nos quatro maiores bancos caiu R$ 1 bilhão. Com a pandemia, os bancos foram os primeiros a serem protegidos pelo governo”, afirmou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, uma das coordenadoras do Comando Nacional d@s Bancári@s.

O atual Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) da categoria termina dia 31. Com a reforma trabalhista no governo Temer, perdeu a validade a chamada ultratividade, que garantia que os direitos trabalhistas e conquistas acabassem quando o contrato coletivo terminasse. Direitos históricos da categoria bancária correm o risco de não serem mais respeitados com o final do CCT.

Diante desse quadro é que o Comando Nacional d@s Bancári@s cobra respostas concretas por parte da Fenaban e que as negociações caminhem para a definição ainda esta semana. Acompanhe os resultados da reunião pelo site do sindicato www.bancariosms.com.br.

Fonte: Contraf-CUT

 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884