Banco Santander

29 de Abril de 2019 às 15:19

Negociação com o Santander termina sem avanços

Os funcionários do Santander terão de aguardar para ter respostas concretas da direção do banco já que na negociação realizada na quinta-feira (25/04), a reunião além de intensa e entrou pela noite sem muitos avanços e nem todos os assuntos puderam ser discutidos.

As questões sobre o plano de saúde, bem acima do INPC/IPCA e dos reajustes da categoria, segurança e o retorno às atividades após afastamento pelo INSS ficaram para o próximo encontro, ainda sem data marcada. Outro ponto pendente é a extensão do prazo para certificação do CPA 10. A direção da empresa ficou de dar a resposta.

De positivo, apenas o reembolso de quilômetro rodado para os bancários que fazem visita. Sobre a unificação de cargos, o Santander informou que as metas serão coletivas, assim como a remuneração, o chamado carteirão. Com relação aos cursos e treinamentos, a reivindicação é de que sejam feitos dentro do horário de trabalho. O banco não respondeu e disse apenas que avalia a possibilidade de algum módulo de forma presencial.

O cartão Ben Visa Vale, nova bandeira de alimentação, também esteve na pauta. A direção da empresa disse que foram cadastrados 123 mil pontos de atendimentos, com previsão de 300 mil até o fim do ano. Porém, não pretende prorrogar o prazo para consumo do cartão anterior - o Alelo - por questões contratuais.

Outro ponto de discordância é a abertura das agências para trabalho voluntário no fim de semana, uma medida que contraria os sindicatos. Como resposta, o Santander chegou ao absurdo de declarar que, caso aconteça algum problema, o trabalhador não terá cobertura de acordo com as normas da CLT, já que o trabalho é voluntário e, portanto, também não tem remuneração.

Sem acordo, a COE (Comissão de Organização dos Empregados) reivindicou que a ação seja feita fora do local de trabalho, já que se trata de uma atividade "social", como justifica o Santander.



Diretoria

Marcos Mota Medalha
Segundo Secretario
Walter Teruo Ogima
Diretor Financeiro
Laudelino Vieira dos Santos
Diretor de Formação Sindical
Emerson Azambuja Peral
Suplentes
Ronaldo da Silva Costa
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884