Notícias

15 de Junho de 2020 às 21:23

MPT vai investigar bancos por não repassarem crédito a pequenas empresas

O Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito civil, cujo objetivo é investigar a conduta dos maiores bancos comerciais em atividade no país na concessão de linhas de crédito público para micro e pequenas empresas durante a pandemia do coronavírus.

A princípio serão investigados Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander. O inquérito vai apurar denúncia publicada pelo site "The Intercept", que afirma que os grandes bancos não estariam repassando aos empresários o crédito de R$ 40 bilhões disponibilizado pelo governo federal.

Vale lembrar que a linha de crédito, criada para financiar a folha de pagamento de pequenas empresas, está na Medida Provisória 944 e integra o Programa Emergencial de Suporte a Empregos, anunciado em março deste ano.

De acordo com o MPT, somente uma pequena parcela do valor previsto teria sido disponibilizada pelos bancos. Deste montante, a maioria dos financiamentos teria sido direcionado às grandes empresas, que não estão contempladas pelas medidas do governo.

Com informações do Uol economia



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884