Notícias

15 de Agosto de 2019 às 15:35

Marcha das Margaridas reúne 100 mil mulheres em defesa das conquistas sociais

"Seguiremos em marcha, até que todas sejamos livres". A palavra de ordem ecoou a força de 100 mil mulheres do campo, das florestas, das águas e urbanas, na 6ª Marcha das Margaridas, maior mobilização de mulheres da América Latina, que realizou-se nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília (DF). 

Contando com a participação de bancárias de todo o país o evento, que teve como lema "Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência". 

No dia 13 de agosto, enquanto a Câmara dos Deputados realizava uma sessão solene em homenagem à Marcha das Margaridas, o ato em defesa da Educação e a I Marcha das Mulheres Indígenas ocorriam em frente ao Congresso Nacional. À tarde, uma série de oficinas e rodas de diálogo aconteceram no Parque da Cidade, com debates sobre temas como reforma da Previdência, soberania alimentar, corpo e sexualidade. A abertura oficial ocorreu na noite do dia 13, com a presença de lideranças do movimento rural, deputados e governadores.

A presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores  e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, destaca a união das mulheres. "Estamos discutindo temas importantes na vida das mulheres do campo e da cidade. Precisamos, as mulheres, cada vez mais nos unir, lutar por políticas públicas de inclusão. Temos um governo que exclui as mulheres da Educação, da saúde. Então, precisamos estar nas ruas, seja bancária ou da área rural, para lutar pelas conquistas dos últimos anos", afirma.

As margaridas produziram uma plataforma política, reafirmando a defesa de temas como a terra, a água, as práticas agroecológicas, as políticas de educação e saúde, o combate à violência de gênero, além da Previdência Social.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884