Banco do Brasil

11 de Agosto de 2017 às 10:57

Lucro do BB cresce 67,3% e chega a R$ 5,2 bi no 1º semestre

No 1º semestre de 2017, o Banco do Brasil obteve Lucro Líquido Ajustado de R$ 5,2 bilhões, que, de acordo com informações do Dieese, representa crescimento de 67,3% em doze meses e 5,3% se comparado ao 1º trimestre do ano. O relatório do banco demonstra impacto no lucro pelo aumento em 10% do rendimento com tarifas e pela redução de 5,7% da despesa de provisão para devedores duvidosos. 

Outro aspecto do balanço financeiro é o fechamento de 10 mil vagas não repostas no período de um ano e, aliado à reestruturação, que fechou 543 agências no país e reduziu substancialmente a remuneração de milhares de trabalhadores que foram descomissionados e aposentadorias sem reposição, teve pequeno impacto no balanço, já que as despesas de pessoal reduziram somente 1,8%. 

O movimento sindical avalia que esse resultado do balanço demonstra que o BB não se preocupa nem com as condições de trabalho, nem com a qualidade do atendimento ao cliente, que seu único objetivo é o crescimento do lucro às custas de muito sofrimento para o bancário do BB, que está coagido a aceitar decisões unilaterais do banco e às custas dos clientes que estão pagando tarifas mais altas.

Mesmo com crescimento expressivo do lucro, o banco não poupa seus funcionários com medidas de corte de vagas e achatamento de salários. O balanço demonstra que a reestruturação é inexpressiva para garantir esse resultado financeiro. A condição de trabalho piorou, ficou mais precária, mas as metas só aumentam, como demonstra o resultado do empenho dos funcionários materializado no lucro que cresceu 67,3%. 

A divulgação do lucro e o relatório sobre o que gerou esse lucro mostram como é uma balela do banco essa história de que a reestruturação é estratégica para garantir o lugar do BB no mercado. Muito pelo contrário, na verdade, é uma mudança que vem atender os interesses do capital financeiro e deixa de incentivar o capital produtivo. Prova disso é a informação de que o banco está perdendo espaço no financiamento rural.

Pagamento da PLR

Conforme prevê o acordo aditivo com o BB, a primeira parcela da PLR será paga em até 10 dias após a distribuição de dividendos entre os acionistas, que está previsto para ocorrer dia 31 de agosto.   

 



Diretoria

Carlos Alberto Longo
Presidente
Christian Luiz Pereira
Diretor Regional
Alcindo Machado Franco
Titular
Francisco Martins de Souza
Titular
Marcos Pereira Araújo
Titular
Roselene Silva O. Silvério
Suplente
Priscila Forni Donzelli Bonadio Lopes
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884