Notícias

29 de Maio de 2020 às 13:56

Justiça suspende propaganda enganosa dos bancos

Por considerar as propagandas divulgadas durante a pandemia causada pelo coronavírus enganosas, a Justiça determinou que a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) refaça os anúncios publicitários sobre o adiamento de pagamentos neste período.

Os clientes do BB, Bradesco, Itaú e Santander terão de receber explicação sobre todas as medidas relacionadas às cobranças de juros e encargos veiculadas nas mídias nos últimos dias.

Pela intimação do juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, da 23ª Vara Cível de Belo Horizonte, os bancos têm de deixar claro a diferença entre prorrogação e renegociação de dívidas, se haverá a incidência de juros e demais encargos e que a renegociação não é automática. Para o IDC (Instituto de Defesa Coletiva), responsável pela ação civil pública, as organizações financeiras não devem se aproveitar de um período de fragilidade econômica dos consumidores para se beneficiar através de empréstimos.

As organizações financeiras terão de explicar como as cobranças serão aplicadas para quem optar pela suspensão de 60 dias dos pagamentos dos financiamentos. Se não cumprir o prazo de 48h para refazer as campanhas, a multa diária para os bancos é de até R$ 50 mil.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884