Cooperativas de Crédito

14 de Março de 2018 às 19:33

Justiça confirma Sindicato dos Bancários como representante do trabalhadores do Sicredi

A Justiça do Trabalho decidiu em ação proposta pelo Sindicato do Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região-MS, contra a Cooperativa de Credito de Livre Admissão de Associados Pantanal do Mato Grosso do Sul - Sicredi Pantanal Ms, reconhecendo a legitimidade da representatividade sindical em aos empregados da reclamada e condenando, ainda no pagamento das contribuições sindicais devidas.

O Juiz fundamentou sua decisão afirmando que os empregados da cooperativa, possuem em comum a "situação de emprego na mesma atividade econômica", que estão o ramo bancário, o ramo da instituição financeira.

A decisão é em primeira instancia, mas representa uma importante vitória dos trabalhadores em Cooperativas de Crédito, que ao longo de mais de vinte anos sempre foram representados pelos Sindicato dos Bancários de Dourados, mas que foram surpreendidos no ano passado com o surgimento de um sindicato que se apresenta como sendo o representante desse trabalhadores.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados, Ronaldo Ramos Ferreira a criação do sindicato, não passou pela consulta dos trabalhadores, que são os mais interessados no assunto.

Em recente pesquisa feita com os trabalhadores do Sicredi, a maioria disse desconhecer esse sindicato que apareceu e também que gostariam de continuar sendo representados pelo Sindicato dos Bancários, informou Ferreira.

Ele ainda lembrou que em outro momento uma outra Federação de trabalhadores em Cooperativas já havia tentando colocar em dúvida essa questão da representatividade, porém a Justiça entendeu e garantiu a representatividade ao Sindicato dos Bancários em Dourados.

Os funcionários do Sicredi não podem continuar sendo vitimas desses pseudos sindicatos que ao invés de ajudar na luta e conquistas acabam trazendo prejuízos, pois o acordo coletivo não é assinado e os mesmos ficam sem representação durante as ações.



Diretoria

Rosana Conceição S. Tirloni
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884