Banco Itaú

2 de Agosto de 2019 às 08:30

Itaú anuncia PDV e deve demitir mais de 6 mil funcionários

No mesmo dia em que divulgou lucro de R$ 13,9 bilhões no primeiro semestre de 2018, o Itaú anunciou um Plano de Desligamento Voluntário (PDV) pelo qual pretende demitir 6,9 mil bancários.

O anuncio foi feito na segunda-feira(29), e teve início nesta quinta-feira, 1º de agosto, até o dia 31/8.

O anúncio foi feito em comunicado divulgado ao mercado, e vale para "todas as empresas controladas exclusivamente pelo Itaú Unibanco Holding S.A. no Brasil". O banco apresentou duas formas de desligamento. O funcionário que quiser aderir ao PDV poderá escolher entre:
A) Receber meio salário para cada ano trabalhado na empresa, sem ultrapassar o limite de 6 salários, mais a manutenção do plano de saúde por 5 anos

B) receber meio salário para cada ano trabalhado na empresa, sem ultrapassar o limite de 10 salários, mais a manutenção do plano de saúde por 2 anos.

A preocupação do movimento sindical é também com os trabalhadores que continuarão no banco e que em muitas áreas já trabalham sobrecarregados, situação que irá se agravar com mais esse PDV.

O Itaú foi o segundo banco a anunciar um plano de desligamentos de funcionários. O Banco do Brasil informou também anunciou um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) de funcionários no banco.

Altos lucros

O lucro líquido contábil do Itaú de R$ 6,815 bilhões no segundo trimestre de 2019, crescimento de 9,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior, mostra que o banco tem plenas condições de contratar mais funcionários. A redução dos quadros só irá aumentar a sobrecarga e assédio contra os trabalhadores, já bastante pressionados por metas impossíveis!

 



Diretoria

Raul Lídio Pedroso Verão
Vice-presidente
Adriana Rodrigues Guerreiro
Suplentes
Márcia Regina A. Vieira
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884