Notícias

23 de Agosto de 2019 às 16:19

Incêndios na Amazônia disparam

Em meio a uma enxurrada de denúncias e clamor de todo o mundo o presidente Jair Bolsonaro (PSL/RJ) tenta colocar a culpa do aumento recorde de desmatamento e incêndios na Amazônia, neste ano, nas entidades que lutam pela preservação da floresta.

O próprio Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do governo federal apontou uma alta de 278% nos cortes de árvores em julho deste ano. Segundo o Greenpeace Brasil somente nos últimos meses mais de 1 bilhão de árvores foram tombadas na Amazônia ( considerando 1.500 árvores por hectare)

Já os focos de queimadas aumentaram em 70%, desde janeiro até o dia 18 de agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de 66,9 mil pontos de incêndio registrados no país, 51,9% dos casos são na Amazônia.  Este é o maior índice desde 2013, quando os dados começaram a ser apurados pelo INPE.

Bolsonaro disse que a culpa é dos pequenos produtores de agricultura familiar, as Organizações não Governamentais (ONGs), os índios e os assentados do Movimento do Sem Terra (MST) nada mais é do que produção de fake news e uma tentativa de encobrir suas reais intenções.

Bolsonaro tente dificultar o acesso aos dados oficiais, o Greenpeace Brasil calcula em 30% a redução das operações de combate ao desmatamento pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) neste ano e queda de 65% na aplicação de multas.

Além disso, os ataques do governo ao Fundo Amazônia, de proteção ambiental, já resultou no bloqueio de R$ 288 milhões em doações da Noruega e da Alemanha.

Manifestação em Dourados

Em Dourados os movimentos sociais farão uma manifestação neste sábado as 9:30h na Praça Antônio João para cobrar agilidade dos órgãos competentes e evitar que o maior patrimônio florestal do planeta vire em cinzas.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884