Notícias

22 de Setembro de 2016 às 15:52

Greve dos bancários ganha apoio internacional

Apoio internacional à greve a disposição dos bancários para a luta é intensa e não vai abrandar, sobretudo com as mensagens de solidariedade à greve que chegam a todo o momento, não só do país. Trabalhadores da Argentina e do Uruguai estão no Brasil para dar apoio à paralisação nacional dos bancários, que completou 17 dias hoje. O apoio vem em um momento importante. Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e bancos públicos não agendam nova rodada de negociação. Ainda segundo os trabalhadores, o cenário na América Latina, de governos ultraconservadores que tentam retirar direitos da população, exige união entre as mais diversas categorias.

Paralisação desta quinta-feira

Já nesta quinta-feira (22), 13.159 agências tiveram as atividades paralisadas que representa 55% das agências de todo o Brasil. O número é menor que na quarta-feira quando 13.398 agências e 40 centros administrativos ficaram parados. Essa redução de 1,78% no número de agências paralisadas se deu por conta da truculência dos banqueiros.

O Comando Nacional dos Bancários se reúne na próxima segunda-feira (26), em São Paulo, na sede da Contraf-CUT, a partir das 14h. Os dirigentes sindicais vão avaliar as paralisações e mobilizações da maior greve da história da categoria e definir os próximos passos a serem seguidos.

A pauta de reivindicações foi entregue aos bancos no dia 9 de agosto, mas a Fenaban não apresentou proposta decente, que contemple as reivindicações dos trabalhadores. Já foram oito rodadas de negociação sem sucesso. Mesmo após recordes diários de agências e locais de trabalho paralisados, os bancos insistem em se manter em silêncio, diante das demandas dos bancários, preferindo o uso de práticas antissindicais para tentar desestruturar o movimento grevista.

O Comando Nacional dos Bancários salienta que está aberto a negociações, mas até agora a Fenaban não marcou nova reuniões.

 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884