Banco Itaú

13 de Junho de 2017 às 10:23

Funcionários do Itaú aprovam moção contra ataque aos direitos trabalhistas

Durante o Encontro Nacional dos funcionários do Banco Itaú-Unibanco, aconteceram debates sobre emprego, saúde, condições de trabalho e os impactos das novas tecnologias.

Os trabalhadores analisam que às agências digitais foram apresentadas pelo grupo de trabalho (GT) de Tecnologia reivindicações de livre acesso nacional dos dirigentes sindicais; revisão das metas nas agências, cujos clientes migraram para agências digitais; pontuação para funcionários das agências físicas de lotação dos clientes; e o perfil do banco e dos bancários para avançar nas negociações. O GT de Tecnologia cobrou o fim da transferência automática de clientes para a plataforma digital. O banco deve apresentar a autorização do cliente para tal transferência. Sindicalização dos trabalhadores nas agências digitais e reuniões nesses locais de trabalho, foram também reivindicadas. A estratégia do GT de Tecnologia é denunciar a falta de acesso dos dirigentes às agências digitais e mobilizar os bancários e bancárias para a luta em favor da igualdade de oportunidades e contra o fechamento de agências.

SAÚDE O GT de Saúde e Condições de Trabalho, que se reúne mensalmente para debater a qualidade de vida do trabalhador, já tem debates avançados sobre a nova reestruturação do afastamento do trabalhador e a clausula 69.

REFORMA TRABALHISTA Uma moção contra a Reforma Trabalhista foi aprovada pela maioria dos funcionários do banco Itaú no encontro. O pedido é de repúdio ao desmonte do escopo jurídico, conquistado durante muitos anos pela classe trabalhadora, que dá a proteção necessária à relação de trabalho e garantia contra a exploração desenfreada da força de trabalho.



Diretoria

Ronaldo Ferreira Ramos
Presidente
Raul Lidio Pedroso Verão
Diretor Regional
Valdinei Rodrigues de Araujo
Diretor Org. Sup. Adm.
Márcia Regina A. Vieira
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884