Notícias

31 de Maio de 2020 às 20:04

Diretoria do Sindicato dos Bancários toma posse para um novo mandato

Tendo na presidência Carlos Alberto Longo, funcionário do Banco do Brasil, a nova diretoria e o conselho fiscal do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região, tomaram posse na manhã deste domingo (31/05) em cerimônia realizada na sede da entidade. A nova direção foi eleita com aprovação de 96,35% da categoria, em pleito realizado de forma online nos dias 19 e 20 de maio.  

Em razão da pandemia do novo coronavírus e atendendo todas as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e Decreto Municipal, a posse foi realizada de forma simples cumprindo as formalidades legais, com a presença apenas dos dirigentes a serem empossados e de dois membros da Comissão Eleitoral eleita em assembleia pela categoria para comandar o processo, que teve como último ato dar posse a diretoria eleita.

O Presidente da FETEC-CUT/CN (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte), instância superior do movimento sindical ao qual o sindicato é filiado, Cleiton dos Santos Silva, participou ao vivo da posse de forma virtual, inclusive fazendo uso da palavra.

Mesa de autoridades

Pelos motivos expostos a mesa de autoridades foi composta pelos membros da Comissão Eleitoral, Sr João Marques de Oliveira (presidente) e Leonice Francisco Mariano, além do presidente e vice-presidente eleitos, Carlos Longo (BB) e Raul Verão (Itaú) e, virtualmente através de imagem refletida num telão, Cleiton dos Santos, presidente da Federação.

Dando início ao evento o presidente da Comissão Eleitoral declarou aberta a cerimônia e fez a leitura do juramento de posse, repetido pela diretoria, composta por 25 membros e, pelos 06 componentes do conselho fiscal.

Fala do presidente

Em seu discurso de posse, Carlos Longo agradeceu a Deus pelo dom da vida de cada um, e também pela sua vida e fez um agradecimento especial ao presidente da Fetec-CUT/CN e a comissão eleitoral formada por João Marques de Oliveira, Leonice Mariano e Severino Calixto Neto pela disposição em prestar este serviço aos trabalhadores bancários e a democracia.

Longo agradeceu, ainda, a diretoria do mandato que se encerrava pela confiança depositada em seu nome para a condução da nossa entidade pelos próximos quatro anos e, por fim agradeceu a todos eleitos para a direção e conselho fiscal pela coragem e disponibilidade em defender o projeto da classe trabalhadora e, em especial, dos trabalhadores bancários.

Longo disse ainda que: “Estamos Iniciando um novo mandato. Mas a dose de responsabilidade e comprometimento não deve mudar para nós diretores e diretoras. Talvez pra mim seja maior pela exigência natural do cargo na condução e encaminhamentos das demandas da categoria.”  

“Vencemos o desafio da primeira eleição virtual da história do nosso sindicato e da nossa federação, e que desafio senhoras e senhores. Certamente os outros não serão menores nem menos desafiadores. O maior deles diz respeito a nossa saúde e nossa vida que é tomar todos os cuidados para superarmos a pandemia do coronavírus sem perder nenhum bancário, familiar ou ente querido. Não sabemos quando ocorrerá, mas na retomada da normalidade em nossas vidas e trabalho enfrentaremos obstáculos ainda desconhecidos.” Destacou Carlos Longo.

O presidente eleito ainda fez referência aos desafios que teremos pela frente em relação a campanha nacional dos bancários sem termos as condições necessárias do debate em encontros estaduais, regionais e nacionais para se construir a minuta de reivindicações da categoria em razão da pandemia e lembrou da necessidade de continuarmos defendendo  as empresas públicas e especialmente dos bancos públicos em razão da função social que desempenham.

“O caminho correto e estreito é o da defesa intransigente do projeto da classe trabalhadora. A poucos dias fizemos um pacto contemplando todos os desafios agora mencionados, sem contar com os que surgirão no decorrer do mandato. Hoje selamos esse pacto com a nossa posse, na expectativa de que findado o mandato que se inicia amanhã, e ao volver o olhar para este 31 de maio de 2020, termos a certeza de ter trilhado o melhor caminho. Finalizou Longo.

Presidente da FETEC-CUT/CN

Já o presidente da federação centro norte, Cleiton dos Santos, fez um pronunciamento remoto para a cerimônia de posse a partir de Porto Velho Estado de Rondônia, onde mora, no qual parabenizou os novos diretores pelo grande apoio da categoria na eleição, como prova da sua representatividade entre os trabalhadores.

Ele disse que a posse ocorre no meio de uma grande crise sanitária e econômica, com “um governo que desde que assumiu voltou-se contra os trabalhadores, declaradamente manifestando intenção de privatizar as grandes empresas do país, dentre elas os bancos públicos”. Acrescentou que, “quando superarmos essa pandemia, certamente não voltaremos ao que éramos em fevereiro de 2020. O capital se antecipa e implementa várias coisas no campo da tecnologia e nas relações de trabalho”.

Cleiton concluiu: “O governo tem trabalhado no propósito do autogolpe, aparelhando tanto o seu próprio governo como setores da sociedade para esse fim. Portanto, nosso desafio é muito maior. O momento é de muita dificuldade e de defender nossas instituições, que exigirá muita dedicação de nossa parte. E aí não tenho dúvida que esse sindicato, que é referência tanto para a Federação Centro-Norte como para o país, graças ao seu grau de organização, que leva seus integrantes para outros espaços decisórios. Juntos nessa luta venceremos, porque nós somos mais fortes”.

Base Sindical

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região é composto por uma base sindical formada por 13 municípios. Além da sede, Dourados, fazem parte também os municípios de Caarapó, Juty, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Maracajú.

A gestão que se inicia nesta segunda-feira (01/06) é de quatro anos, com término em 31 de maio de 2024.

Fonte: SBTRF-Dourados e Região

 

 

 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884