Notícias

8 de Março de 2018 às 09:24

Dia Internacional da Mulher: 8 de março é dia de luta!

No dia 8 de março, data que comemora-se o Dia Internacional da Mulher, a data será marcado por atividades diversas, que vão desde homenagem a momentos de reflexão e luta.

A data histórica foi instituída em 1910, durante a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, para registrar diferentes greves de mulheres trabalhadoras que protagonizaram as lutas por direitos. 

O Sindicato das Bancários de Dourados e região convida todas as trabalhadoras para somar na manifestação de rua, que acontece neste dia com concentração as 15h na Praça Antônio João quando coletivamente será realizado uma grande marcha pelas ruas da cidade em celebração às lutas das mulheres.

A marcha é organizada e unificada por diversos coletivos, entre eles a Marcha Mundial das Mulheres e o Movimento Popular das Mulheres Negras, que protagonizam a organização junto a outros movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores. 

Por que é importante participar?

Nos últimos anos, o debate sobre os níveis alarmantes de desigualdade, assédio, violência e discriminação motivados por gênero tem ganhado visibilidade no Brasil e no mundo. As estatísticas apontam que uma a cada três brasileiras é vítima de violência. A cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no País. 

Entretanto, uma parcela conservadora da sociedade tem se mostrando cada vez mais favorável a redução da autonomia da mulher. Um exemplo é a proposta de lei que tramita no Congresso Nacional e pretende proibir completamente o aborto no País, mesmo nos casos de estupro.

No Brasil, as mulheres representam, aproximadamente, 51,5% da população. Em comparação com os homens, mais mulheres completam o ensino superior. Ainda assim, em praticamente todas as categorias profissionais, os homens possuem os cargos mais altos e os maiores salários.

Tal discriminação é ruim não só para as mulheres, mas para todo o conjunto da classe trabalhadora. A promoção da igualdade entre homens e mulheres poderia agregar US$ 28 trilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) global até 2025. Por isso, a redução das desigualdades é uma luta de todos e para todos.

O Sindicato também participou, na semana do Dia Internacional da Mulher, na Cãmara Municipal quando foi usado a Tribuna do Legislativo para denunciar a contaminação da água pelos agrotóxicos

No dia 9 de março, o Sindicato promove um Happy Hour, com música ao vivo, brindes e várias outras atividades na sede do Sindicato. Todas as trabalhadoras do ramo financeiro estão convidadas



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884