Notícias

28 de Agosto de 2018 às 08:57

Dia do Banc@ari@s

Dia 28 de Agosto é uma homenagem histórica e de extrema importância para nós profissionais bancários e bancarias que realizam os mais diversos serviços e transações dentro de uma instituição financeira.  

Dia 28 de agosto de 1951, dia em que foi instituído o dia do bancário, o mundo passava por uma grande transformação, a polarização política ideológica era a pauta do dia. O Brasil era governado por Getulio Vargas. Por um lado, os liberais representados pelos empresários e militares defendiam a abertura da economia nacional ao capital estrangeiro, por outro lado, os nacionalistas que contavam com os trabalhadores e representantes das esquerdas, favoráveis a um projeto desenvolvimentista ancorado em duas estatais, Petrobras e Eletrobrás.

Foi um período marcado por intensas atividades grevistas, onde os patamares solicitados de reajuste salarial giravam em 100%. Nesse período, os bancários, pediam um reajuste salarial de 40% e melhores condições de trabalho na sua campanha salarial nacional.  Mas, diante da truculência dos banqueiros em dar reajuste, não restou outra alternativa se não ir para uma greve geral que durou 69 dias. No decorrer da campanha, houve a baixas de  muitos sindicatos que não agüentaram a pressão. Apenas os bancários de São Paulo resistiram e, em 5 de novembro e, com muito custo conseguiram arrancar dos banqueiros um reajuste de 31% no salário, uma grande vitoria para a classe que custou muitos empregos na época. 

Vivemos hoje um cenário semelhante, nossos direitos estão sendo tragados por uma política neoliberal de desmonte da classe trabalhadora e, privatizações das grandes estatais brasileiras, implementadas por um governo financiado pelos empresários e banqueiros.

Neste contexto dessa política, os bancários na campanha salarial, estão convivendo com o fantasma da retiradas de direitos por conta da Reforma Trabalhistas e a terceirização dos serviços, além de uma proposta de reajustes muito baixo dos lucros estratosféricos que os banqueiros obtiveram.

O que nós resta nesse momento, é lutar e honrar a data do dia 28 de Agosto de 1951, que se tornou um exemplo resistência para toda a classe trabalhadora de bancários e bancárias.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884