Notícias

11 de Abril de 2019 às 15:21

Desmonte: Governo passará controle do BB aos agentes do mercado

O movimento sindical vem alertando a muito tempo que o atual governo não vai se cansar enquanto não acabar com as empresas públicas lucrativas, e por isso, a sociedade precisa reagir urgentemente aos ataques contra as estatais se quiser garantir que o país retome o crescimento.

Fundamental para o desenvolvimento, o Banco do Brasil está prestes a cair nas mãos do mercado, com a nova composição do Conselho de Administração. A assembleia geral extraordinária que vai definir as mudanças está marcada para o dia 26 de abril.

Todos os seis indicados estão ligados a outras organizações financeiras, o que gera conflito de interesses e prejudica o BB. Os nomes de Guilherme Horn (Accenture), Luiz Fernando Figueiredo (Mauá Capital), Luiz Serafim Spinola Santos (UBS Capital e Bank of Boston), Marcelo Serfaty (G5 Partners, Pactual, Fiducia Asset), Ricardo Reisen de Pinho (Oi e Petrobras) e Waldery Rodrigues Junior (Secretário da Fazenda) reforçam o direcionamento neoliberal adotado pelo governo.

Vale destacar que a Accenture foi contratada pelo Banco do Brasil para fazer o diagnóstico da Cassi. Entre as sugestões apontadas pela consultoria, a criação de duas diretorias com ocupação por agentes do mercado de saúde. Um perigo.

Não é só isso. O novo estatuto prevê o fechamento de capital, alienação do controle acionário e saída do Novo Mercado, segmento que determina regras societárias e amplia direitos dos acionistas.

É sempre bom lembrar que o Banco do Brasil responde por 60% do crédito agrícola, financia a agricultura familiar por meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que representa 70% da produção de alimento consumido pelos brasileiros.

 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884