Notícias

16 de Agosto de 2019 às 09:57

Descanso semanal do bancário pode estar com dias contados

Se depender da equipe do governo de Bolsonaro o descanso semanal dos bancários estão com os dias contados, acontece que os deputados aprovaram a MP 881 ou a Lei da MP da liberdade Econômica.

Diante disso a situação vai ficando mais difícil para o trabalhador que vê seus direitos sociais indo embora e neste momento mais do que nunca os bancários devem se unir às entidades sindicais contra os retrocessos que o governo quer impor. A MP 881 aprovada pela Câmara Federal revoga a lei 4.178/62 que proíbe a abertura de agências bancárias e outros estabelecimentos de crédito aos sábados e domingos. 

Um verdadeiro ataque à jornada de trabalho da categoria. Mas, ainda há uma luz no fim do túnel. Graças à Convenção Coletiva de Trabalho, os bancários têm o direito garantido até 31 de agosto de 2020, quando termina a validade da CCT. 

A medida provisória também permite o trabalho em feriados, sem que a empresa seja obrigada ao pagamento em dobro, desde que o trabalhador seja compensado com uma folga em outro dia da mesma semana.

Na prática, a chamada MP da liberdade econômica ameaça conquistas após duras negociações do movimento sindical. A medida, que agora está no Senado, também não vai aquecer a economia, nem gerar emprego, como justifica o governo.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884