Notícias

18 de Janeiro de 2018 às 14:07

Clientes não tem segurança em operações bancárias na internet

Embora seja muito cômodo e trazer facilidades, além do fato de não ter de enfrentar filas nas agências e/ou nos caixas eletrônicos, os clientes precisam tomar cuidado com a falta de segurança ao usar os serviços dos bancos por meio da internet ou do celular. 

A utilização do internet banking aumentou visivelmente. As empresas registram que 57% das movimentações bancárias são feitas atualmente pelo telefone móvel ou internet. Ao todo, 9,5 milhões de correntistas usam o celular para pagar contas, fazer transferências ou consultar extratos.

A facilidade da tecnologia, no entanto, fez disparar o número de pessoas insatisfeitas com a falta de sigilo e segurança no internet banking. As reclamações feitas ao Banco Central saltaram de 425 em 2016 para 1.688 no ano passado. Incrível alta de 297%.

O efeito colateral dessa mordomia é o fechamento de agências em todo país, que prejudica sobretudo a população carente. De acordo com o BC, em 2014 eram 23.126 unidades bancárias. O número caiu para 22.826 em 2015, para 22.547 em 2016 e em 2017 era de 21.062. O quadro de pessoal também é enxugado, política que compromete o atendimento ao cliente, prejudica o país, pois aumenta o desemprego, e só beneficia os bancos com lucros cada vez mais altos.

O bancos entretanto, não podem se recusar em atender os clientes, isso é o que garante a Resolução 3.694 do BC, a regra geral é que os bancos não podem recusar ou dificultar aos clientes o acesso a canais de atendimento convencionais, principalmente o guichê. E em caso de convênios, a instituição precisa garantir a segurança e integridade do cliente

O Sindicato dos Bancários tem lutado para que os bancos respeitem o direito do cliente, porém o intuito do banco é tirar cada vez mais funcionários de dentro das agências, reduzindo muito seus quadros de funcionários e empurrando os clientes para os autoatendimentos e aplicativos de celulares.

 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884