Notícias

31 de Julho de 2020 às 16:02

Campanha salarial: definido calendário de negociações

O calendário de negociações da campanha salarial está definido. As reuniões serão por videoconferência, pelo menos duas vezes por semana. A primeira acontece na terça-feira (04/08), das 11h às 13h (horário de Brasília) e o assunto será teletrabalho.

O trabalho remoto ganhou destaque com a pandemia causada pelo novo coronavírus e a necessidade de isolamento social. Desde março, boa parte dos bancários está em home office. Os bancos agora estudam adotar o modelo mesmo depois da crise sanitária. O Comando Nacional quer uma cláusula específica sobre o assunto, com a garantia de direitos dos trabalhadores.

Ainda na próxima semana, quinta-feira (06/08), acontece outra rodada para debater as questões relacionadas ao emprego, outro assunto muito importante. Embora lucrem na casa do bilhão, mesmo na pandemia, as organizações financeiras demitem centenas de pais e mães de família. É o caso do Santander que desligou mais de 700 funcionários em poucas semanas.

Saúde e condições de trabalho entram na pauta da negociação de 11 de agosto. Dois dias depois, 13 de agosto, é a vez de igualdade de oportunidades. Ainda nesta semana, em 14 de agosto, Comando Nacional dos Bancários e Fenaban debatem sobre as cláusulas sociais. No dia 18, tem rodada sobre as cláusulas econômicas. A última negociação agendada acontece 28 de agosto.

A reunião desta sexta-feira (31/07) contou com a participação de todos os bancos, o que é positivo. No encontro, o Comando entregou ainda a pauta de reivindicações específicas ao Banco do Brasil.

Ultratividade

O Comando Nacional dos Bancários voltou a cobra a ultratividade da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) até o fim das negociações. A Fenaban afirmou que defende a ultratividade, desde que seja uma regra válida para todos os trabalhadores e não apenas os bancários. Em outras palavras, negou. Afirmou ainda que acredita ser possível fechar um acordo antes de 1º de setembro, data base da categoria. Seria ideal, mas é cedo para avaliar.

Para a surpresa de todos, os representantes dos bancos perguntaram se a categoria quer discutir a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) nas discussões. Após confirmação positiva, a Fenaban disse que também quer negociar e apresentar uma pauta própria, pois a atividade econômica está mudando e alterações na CCT são necessárias.

A categoria tem de estar preparada, não podemos nos apegar a pequenos detalhes no momento, pois está em jogo a renovação da CCT. Conseguimos avançar até o momento, mas é preciso muita unidade dos trabalhadores”.

Veja o calendário das próximas negociações dos bancári@s

• Dia 04/08 – 11h/13h Teletrabalho

• Dia 06/08 – 14h Emprego

• Dia 11/08 – 14h/16h Saúde e Condições de trabalho

• Dia 13/08 – 11h Igualdade

• Dia 14/08 – 11h Cláusulas Sociais

• Dia 18/08 – 11h/13h Cláusulas Econômicas



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884