Caixa Federal

6 de Dezembro de 2018 às 08:02

Caixa pode virar Sociedade Anônima

Agora mais do que nunca as atenções estão voltadas para a Caixa, único banco 100% público atuante no país. Porém, a gestão de Pedro Guimarães promete mudar este quadro e transformar a instituição em uma Sociedade Anônima (S/A).

A justificativa dada pelo novo governo é que pretende tornar o banco mais eficiente, melhorar a governança e aproximar das práticas de compliance das empresas com ações na bolsa. Conversa fiada. Na prática, quer dizer que a Caixa, que precisa atender as demandas sociais, pode passar a se enquadrar em um formato que atenda as demandas do mercado.

Michel Temer já havia tentado desestatizar a instituição, mas o ministro Ricardo Lewandowski do STF (Supremo Tribunal Federal) barrou a tentativa. Ele exigiu que o Congresso Nacional desse a autorização para que o processo prosseguisse.

A estratégia da equipe escolhida por Bolsonaro é fatiar os ativos do banco, vender o balcão de seguros e encontrar um sócio para a área de cartões. A sociedade precisa ficar bastante atenta neste momento. É imprescindível que a Caixa permaneça do jeito que está. Pública e socialmente ativa. Só a mobilização dos trabalhadores pode barrar os retrocessos. 

 

Fonte: Ilana Pepe



Diretoria

Edson Claudio Rigoni
Secretario Geral
Benilson de Lázari
Diretor de Esporte, Cultura e Lazer
Everson Jardim de Souza
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884