Saúde

16 de Março de 2017 às 10:17

Bancários voltam a discutir saúde no trabalho com Fenaban

A comissão bipartite de saúde no trabalho – conquista da Convenção Coletiva dos Bancários – debateu com a Fenaban,na segunda-feira (13), a implantação da cláusula 57 da CCT, que trata da organização do trabalho nos bancos. A pauta também incluiu o adiantamento emergencial de salário em períodos transitórios especiais de afastamento por doença. Esse item é regido pela cláusula 65 da convenção. Ainda foi debatida a avaliação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, abordado na cláusula 67.

Sobre a implantação da cláusula 57, que trata do Programa de Desenvolvimento Organizacional para a Melhoria Contínua das Relações de Trabalho, a Fenaban informou que será realizada reunião específica sobre o tema em maio, na qual será determinado como se dará o acompanhamento da cláusula.

Sobre a cláusula 65, o adiantamento emergencial de salário em períodos transitórios especiais de afastamento por doença, a Fenaban também informou que marcará uma reunião específica sobre o tema. Quando o bancário tem seu pedido de benefício negado pelo INSS, ocorre de o banco negar também o adiantamento. Para piorar, com as mudanças promovidas pelo governo federal, perderam até o direito ao pedido de reconsideração no INSS.

Já sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, a Fenaban aceitou avaliar exames médicos realizados por cada banco e debater propostas do movimento sindical para a redação do formulário de avaliação destes exames.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884