Banco Santander

2 de Setembro de 2018 às 17:54

Bancários do Santander renovam aditivo com avanços

O acordo aditivo do Santander foi renovado por dois anos (2018|2020) com avanços para os trabalhadores. A definição aconteceu em reunião entre a direção do banco e a COE (Comissão de Organização dos Empregados), na sexta-feira (31/08), em São Paulo.

O acordo, que estava ameaçado, sobretudo, diante da reforma trabalhista, prevê o aumento no valor do PPRS (Programa de Participação nos Resultados Santander), que será de R$ 2.550,00 para todos os funcionários, a ser pago junto com a segunda parcela da PLR.

Outra conquista foi a cláusula sobre saúde. Para os bancários afastados para tratamento, considerados, em exame de retorno, inaptos pelo médico de trabalho do banco serão reencaminhados ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e vão receber um adiantamento emergencial dos salários, até que uma nova perícia seja realizada.

Outras cláusulas do acordo são a licença-amamentação; a licença não-remunerada de até 30 dias ao ano para cuidar de parentes de primeiro grau que estejam adoecidos; a bolsa auxílio-estudo para primeira graduação e pós-graduação; e abono para PCDs, para aquisição e reparo de seus equipamentos, entre outros.

Foram renovados os Termos de Compromisso Cabesp e Banesprev, assinados desde quando o Santander comprou o BANESPA, mas cujo o tempo de validade inicialmente era de apenas 60 meses para o Banesprev e 18 meses para a Cabesp.

Também permanece o CRT (Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) e o Fórum de Saúde, reuniões permanentes com o banco para discutir os problemas da categoria. 

Ao final da reunião ficou acordado que a assinatura do aditivo ocorrerá no próximo dia 14 de setembro.



Diretoria

Marcos Mota Medalha
Segundo Secretario
Walter Teruo Ogima
Diretor Financeiro
Laudelino Vieira dos Santos
Diretor de Formação Sindical
Emerson Azambuja Peral
Suplentes
Ronaldo da Silva Costa
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884