Notícias

8 de Abril de 2019 às 10:40

Bancários discutem saúde e seguridade social em Curitiba

Preocupados com o atual momento em que vive o país, onde o governo federal ataca os diretamente os  direitos conquistados, refletir sobre o desmonte da Seguridade Social e seus efeitos para o conjunto da classe trabalhadora é fundamental.

Por isso, a Contraf juntamente com o Sindicato dos Bancários de Curitiba promovem nesta segunda-feira(8) um seminário com o tema: O Desmonte da Proteção Social.

Discutir e avaliar os principais tipos de doenças e afastamentos por saúde no meio bancário e avaliar a crise fiscal do Estado os ataques às políticas de seguridade social são constantes, afetando diretamente o trabalho do assistente social e, consequentemente, os sujeitos demandantes de tais políticas.

Um número significativo de profissionais, nos últimos anos, está trabalhando em serviços que viabilizam o acesso às políticas públicas no âmbito da saúde, da previdência e da assistência social, assim o desmonte proposto irá impactar significativamente a categoria e toda a sociedade.

O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS, participa do evento com os diretores, Ronaldo Ferreira Ramos, Edegar Alves Martins, Janes Esigarribia e a diretora de saúde Ivanilde Fidelis.

Palestras e debates
Logo após a abertura, Vanderleia de Paula e a assistente social da entidade, Juliana Moraes, apresentaram o fluxo de atendimentos e a informatização e modernização do sistema de registros implementados pelo Sindicato nos últimos anos. Juliana traçou ainda um breve perfil dos bancários e financiários que procuram atendimento e auxílio da entidade, destacando suas principais características.

Logo em seguida, o psiquiatra Mario Enrique Giulietti detalhou um panorama do aumento do adoecimento mental na sociedade, com foco nos trabalhadores bancários. Ele falou também sobre os impactos das novas tecnologias, da Reforma Trabalhista e da Reforma da Previdência, se aprovada, na saúde dos trabalhadores. O médico abordou também a evolução das doenças e dos diagnósticos de saúde.

Por fim, os advogados Tatiane Milani e Adeodato Batista Tavares expuseram os detalhes da Reforma da Previdência proposta pelo Governo Bolsonaro e explicaram os possíveis impactos da medida, caso aprovada, na vida dos trabalhadores. Os participantes também tiveram oportunidade de fazer perguntas e esclarecer principais dúvidas sobre o tema.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884