Notícias

14 de Junho de 2019 às 14:25

Bancários de Dourados reforçam atividades da greve geral

A greve geral convocada pelas centrais sindicais para está sexta-feira(14) para

protestar contra a reforma da Previdência do governo iniciou com força total e adesão de diversas categorias em todo o país.

Pela proposta milhões de brasileiros podem ficar sem aposentadoria, outro ponto de destaque é a luta pela geração de emprego e renda, a greve geral também incluiu a defesa da saúde e educação.

Todos os pontos da reforma da Previdência são um ataque aos direitos dos trabalhadores, como o fim da aposentadoria por tempo de contribuição, a obrigatoriedade da idade mínima (62 anos para as mulheres e 65 para os homens) e o fim da aposentadoria especial para trabalhadores e trabalhadoras que exercem por um longo período funções em condições insalubres e prejudiciais à saúde

Os bancários participaram da atividade e mantiveram as agências fechadas até as 11 horas em Dourados.

A greve geral é uma demonstração da insatisfação do brasileiro com a política de austeridade, que eleva o desemprego, precariza as relações de trabalho, achata os salários. Para completar, o governo Bolsonaro ainda promove cortes na educação e tenta empurrar uma reforma da Previdência que tira a aposentadoria de milhões.

Graças à resistência da sociedade, alguns pontos danosos foram retirados do texto original, como o sistema de capitalização, as alterações do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Mas, ainda assim, a reforma é muito ruim.

Mas, não é só isso, a proposta do governo coloca em risco o auxílio maternidade, a pensão por morte, o auxílio para idosos e de􀃶cientes com baixa renda, o auxílio por invalidez, o FGTS e o abono salarial PIS/PASEP.

As mulheres poderão se aposentar apenas com 62 anos, independente do tempo de contribuição. Sem a proposta, elas poderiam aposentar a qualquer idade, desde que tenham contribuído por 30 anos, ou se aposentar aos 60, caso tenham contribuído por 15 anos.

A proposta também aumenta o tempo de contribuição para homens e mulheres. Você terá que contribuir por pelo menos 20 anos, e mesmo assim só terá 60% do valor da aposentadoria. Para ganha o valor integral, deverá contribuir por 40 anos.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884