Notícias

13 de Junho de 2018 às 09:57

Bancários de Dourados aprovam pauta de reivindicações

Os bancários da base do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS aprovaram nesta terça-feira (12) por unanimidade, a pauta de reivindicações da categoria, a ser negociada com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), durante a campanha salarial deste ano.

A minuta, definida durante a 20ª Conferência Nacional dos Bancários inclui a defesa dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), hoje ameaçados pelos novos tipos de contratos previstos na nova lei trabalhista (terceirização irrestrita, trabalho intermitente, autônomo, hipersuficiência).

A entrega da minuta à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) será feira nesta quarta-feira, dia 13 de junho, junto com um pré-acordo. 

Será a primeira Campanha Nacional após a aprovação da reforma trabalhista, o que impõe aos bancários a antecipação do calendário de negociações. O pré-acordo tem por objetivo garantir a manutenção de todos os direitos da CCT e dos acordos específicos até a definição das negociações deste ano Assim, todos os direitos estariam resguardados até o final da negociação com os bancos.

A reforma trabalhista prevê o fim do princípio da ultratividade, que garantia a validade de um acordo coletivo até a assinatura de outro. Assim, a CCT dos bancários perderia sua validade em 31 de agosto deste ano, um dia antes da data base da categoria que é 1º de setembro.

Principais reivindicações

A pauta de reivindicações aprovada prevê  reajuste da inflação mais aumento real de 5% para salários e demais verbas; e cláusula prevendo que as novas modalidades de jornada e contratações da lei trabalhista só poderão ser feitas por meio de negociação com o Comando Nacional dos Bancários.
Também prevê a defesa dos empregos, com a proibição das demissões em massa; das homologações realizadas nos sindicatos (para garantir que os bancários recebam tudo que lhes é devido em caso de demissão); a manutenção da mesa única de negociações entre bancos públicos e privados; a defesa dos bancos públicos que estão sendo desmontados e preparados para a privatização também serão pontos centrais na Campanha 2018.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884