Notícias

13 de Junho de 2019 às 15:00

Bancários de Dourados aderem à Greve Geral do dia 14 de junho

Os bancários de Dourados-MS decidiram aderir as atividades da Greve Geral do dia 14 de junho, contra a proposta de reforma da Previdência e os cortes na educação do governo Bolsonaro (PSL) e por mais empregos. Além de participar do ato unificado que será realizado na Praça Antônio João as 8 horas da manhã no centro da cidade, a assembleia aprovou a paralisação parcial das atividades, com retardamento da das agências bancárias até as 11 horas.

Convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais do País, a Greve Geral irá alertar deputados e senadores sobre a discordância da classe trabalhadora diante do desmonte da Seguridade Social e de medidas do governo, como o corte da verba para a Educação pública.

A  participação da categoria é fundamental, pois não é uma luta apenas contra a reforma da Previdência mas também em defesa dos bancos públicos, empregos e os direitos de toda a classe trabalhadora. Vamos paralisar parcialmente as principais agências da cidade, disse o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS, Ronaldo Ferreira Ramos.

Categorias de diversos setores e ramos  irão participar da Greve Geral. Além dos bancários, professores, trabalhadores da Educação, da saúde, dos Correios, servidores públicos estaduais e federais e previdenciários. Os estudantes e docentes das universidades Federal e Estadual de todo País também vão aderir ao movimento.

A expectativa é de que a Greve Geral  supere a ocorrida em abril de 2017, contra reforma da Previdência do então governo de Michel Temer (MDB). Na ocasião, mais de 150 cidades aderiram, com participação com mais de 40 milhões de pessoas.

A reforma da Previdência de Bolsonaro acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e impõe a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres; aumenta o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 20 anos; e muda o cálculo do valor do benefício para reduzir o valor pago pelo INSS - trabalhadores vão receber apenas 60% do valor do benefício. Para ter acesso à aposentadoria integral, a trabalhadora e o trabalhador terão de contribuir por pelo menos 40 anos.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884