Banco do Brasil

16 de Maio de 2019 às 14:10

Associados da Cassi decidem sobre nova proposta entre 17 e 27 de maio

Os associados da Caixa de Assistência do Banco do Brasil participam a partir do dia 17 de maio da eleição da nova Proposta CASSI 2019

A votação irá definir a realização de uma reforma estatutária, que prevê mudança de custeio do Plano de Associados, além de medidas de aprimoramento da governança e da gestão da Instituição.

Todo associado da ativa e aposentados têm direito ao voto. Para votar, os funcionários da ativa podem utilizar o Sistema de Informações Banco do Brasil (Sisbb). Os aposentados podem fazê-lo pelo aplicativo ou pelos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos).

O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS por não concordar com algumas ações e propostas apresentadas está indicando a rejeição da implementação de voto de qualidade para a função de diretor-presidente.

A medida se contrapõe ao princípio da gestão compartilhada, impõe peso adicional e valoração à representante do patrocinador ao gerar condições de ingerência direta sobre a atuação de representantes eleitos, bem como sobre decisões colegiadas.

Sobre o formato do custeio, conquanto resulte de projeções e cálculos atuariais exaustivos, aprovamos a retirada do VRD e a retomada de critério baseado em percentual da remuneração, mas discordamos dos critérios de desigualdade – pisos e tetos - pois penaliza segmentos de funcionários da ativa e de aposentados, a partir da quebra do Princípio da Solidariedade, motor e viabilizador da existência e da sobrevivência da Cassi desde 1944. Repudiamos a introdução de uma nova categoria de integrantes para o Plano Associados, aqueles admitidos a partir de 1º de janeiro de 2018 e que ao final da carreira, para permanecer no plano, terão que arcar com a contribuição pessoal e a patronal.

Na avaliação do vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e diretor da Fetec-CN Carlos Longo que é funcionário do BB, os riscos para os associados a partir da referida Proposta Final, considerado o ato jurídico perfeito sobre o qual se assenta o Estatuto Social, recomenda o NÃO como indicação de voto.

Entendemos que os esforços com foco no diálogo e na construção de alternativas justas, solidárias e viáveis, devem ser mantidos. A votação da proposta começa no dia 17/05 e vai até 27/05/2019



Diretoria

Carlos Alberto Longo
Vice-presidente
Alcindo Machado Franco
Suplente
Marcos Pereira Araújo
Suplente
Claúdio Aparecido dos Santos
Suplente
Daniela M. da Costa
Suplente
Christian Luiz Pereira
Suplente

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884