Notícias

24 de Junho de 2020 às 15:12

Áreas estratégicas da Caixa seguem na mira do governo para serem vendidas

Mais uma demonstração do caráter entreguista do governo Bolsonaro. A venda dos quatros setores essenciais da Caixa, que sustentam programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Fies, foi confirmada pelo presidente do banco, Pedro Guimarães. 

Não é novidade que o governo quer privatizar as estatais brasileiras e o único banco 100% público está na lista. Em entrevista a um veículo de comunicação nesta terça-feira (23/06), Guimarães ressaltou que a venda dos setores são importantes para a instituição financeira e “não são o coração do banco”. As áreas de seguros, de cartões, asset (gestão de recursos) e loteria estão na mira.

De acordo com o balanço divulgado pela Caixa em maio, só as Loterias arrecadaram R$ 4 bilhões no primeiro trimestre deste ano. Em torno de R$ 1,5 bilhão foram transferidos aos programas sociais, que receberam o equivalente a 37,2% do total arrecadado. Só prejuízos para a sociedade, caso o setor seja privatizado.

A Caixa exerce um papel fundamental para o desenvolvimento do país e é responsável por socorrer a população brasileira e à economia, com a concessão de empréstimos ao setor produtivo. Apenas no período da pandemia de Covid-19, até agora, a empresa já realizou o pagamento do auxílio emergencial para mais de 64 milhões de trabalhadores.

Além disso, o banco vai focar na oferta de crédito para as micro e pequenas empresas. Mais uma prova do quanto a contribuição da Caixa é essencial para fazer a economia do país voltar a girar.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884