Notícias

29 de Maio de 2020 às 14:05

Aprovado na Câmara com mudanças importantes para os trabalhadores, relatório da MP 936 está no Senado

A aprovação, na Câmara Federal, do relatório da MP 936, do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que alterou aspectos da primeira versão apresentada pelo governo Bolsonaro foi uma vitória. A medida agora segue para votação no Senado.

O novo texto de preservação de empregos prevê duas modalidades: a suspensão do contrato de trabalho e a redução da jornada de trabalho e de salário, sendo que, nestes casos, o governo terá de pagar um benefício emergencial aos trabalhadores durante a pandemia de Covid-19. 

Ultratividade

Resultado de uma ampla articulação entre os setores patronais, empregados e vários segmentos da sociedade, o parecer aprovado foi muito elogiado pelos parlamentares. Um dos pontos para comemorar é a aprovação da ultratividade dos acordos e convenções coletivas que tenham o prazo de validade encerrado durante o período de emergência sanitária. Na prática, quer dizer que enquanto durar a calamidade pública, se não houver um novo acordo ou convenção, os direitos serão mantidos.

CCT dos bancários

Outro item importante é o que dá força de lei para Convenção Coletiva Nacional dos Bancários. É um reconhecimento histórico da luta dos sindicatos, que há 30 anos conquistam e mantêm a maior convença coletiva de trabalho do país.

Apesar disto, alguns itens foram rejeitados. O parecer do deputado Orlando Silva tinha como proposta que o valor base do benefício emergencial tivesse como referência três salários mínimos (R$ 3.135,00), porém prevaleceu a proposta do governo, de ser calculado a partir do seguro-desemprego, cujo teto é R$ 1.813,03.

O movimento sindical também reivindicou que a homologação das rescisões dos contratos acontecessem nos sindicatos. No entanto, a proposta foi derrotada pela maioria dos deputados. O governo pode, sim, auxiliar com novas medidas, principalmente de apoio às micro e pequenas empresas, que são os maiores empregadores do país. O Movimento Sindical vai continuar pressionando.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884