Notícias

21 de Maio de 2018 às 09:38

Aprovadas as propostas dos bancários do MS para a 20ª Conferência Nacional

Terminou no sábado(19), o VII Encontro Estadual dos Bancários de Mato Grosso do Sul, onde durante dois dias os bancários debateram e aprovaram as propostas a serem encaminhadas à 20ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece em junho.

Foram dois dias de discussão, debates e encaminhamentos, das quais foram tiradas as seguintes propostas:

  • Defesa da CCT e manutenção de direitos;
  • Defesa da Mesa Única de negociações;
  • Proibir as demissões em massa;
  • Defesa dos bancos públicos;
  • Defender as Eleições 2018 como estratégicas para os trabalhadores. Conclamar o voto nos candidatos comprometidos com a plataforma/pauta da categoria;
  • Manutenção das homologações nos sindicatos;
  • Reajuste com ganho real.

A 20ª Conferência Nacional dos Bancários acontece de 8 a 10 de junho, em São Paulo, e vai definir a pauta de reivindicações que vai compor a Campanha Nacional dos Bancários 2018.

O presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos Silva, destacou a participação da categoria nos dois dias de encontro. “Nos anima ver um grupo expressivo de trabalhadores reunidos, debatendo, aprofundando o conhecimento dos impactos da reforma trabalhista, dos avanços tecnológicos que impactam o modelo de trabalho que nós temos. Isso nos enche de esperança e de vontade, na certeza de que estamos no caminho certo dialogando com a base e construindo a luta a partir da participação da base”.

Pesquisa

A avaliação das propostas considerou levantamentos da consulta feita aos bancários da base regional dos Sindicatos dos Bancários de Campo Grande e de Dourados.

A pesquisa mostra os anseios da categoria, como: a expectativa de reajuste com ganho real e a manutenção de direitos; compreensão do cenário político e econômico diante da preocupação com as terceirizações e a garantia de emprego; e disposição para participação nas atividades do sindicato para campanha deste ano.

Delegados

Também foram eleitos os delegados que vão representar os bancários de Mato Grosso do Sul na 20ª Conferência Nacional dos Bancários.

Delegado Nato: Edvaldo Franco Barros

Delegados Titulares: Neide Maria Rodrigues, Leila Cristina de Almeida, Orlando de Almeida Filho, Jadir Fragas Garcia, Ronaldo Ferreira Ramos e Ivanilde dos Santos Fidelis.

Na ocasião, foi realizada ainda a eleição dos delegados que vão para o 34º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal, do 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, que também acontece nos dias 7 e 8 de junho.

Campanha Nacional 2018

Após os dois dias de palestras e debates durante o VII EEBAN, os dirigentes sindicais concluíram que a participação da categoria será o grande diferencial da Campanha deste ano. “Esse encontro trouxe palestras e embasamento para que a gente possa agora esclarecer a base, e assim o bancário venha somar forças, só vamos conseguir fazer alguma coisa com união nesse momento”, avaliou o secretário de Imprensa e Comunicação do SEEB-CG, Rubens Alencar. 

 “Estamos apreensivos, mas também animados para garantir nossos direitos. A categoria vai lutar para que esses direitos sejam garantidos e, conforme as pesquisas que fizemos, está disposta a se somar com os sindicatos”, acrescentou o presidente do SEEB de Dourados, Ronaldo Ferreira.

“Será uma campanha salarial diferente por causa do novo cenário, a categoria bancária a nível nacional vem encolhendo, os bancos públicos estão sofrendo grave ameaça provocada, principalmente, por uma política de governo de encolhimento dos bancos públicos para benefício dos bancos privados. Por isso, é importante que os bancários venham nas suas bases sindicais, que acompanhem as entidades sindicais. Se a categoria não tiver mobilizada, a gente corre um grande risco de retirada de direitos”, analisou o secretário de Esportes e Lazer do SEEB-CG, Jadir Fragas Garcia, que é funcionário da Caixa.

* Com informações do Sindicarionet



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884